EUA confiam no sistema eleitoral brasileiro, diz subsecretária de Estado
A subsecretária de Estado dos EUA Victoria Nuland (foto), número 3 da diplomacia americana, afirmou nesta terça-feira (10) que seu país confia no sistema eleitoral brasileiro, classificado por ela como “um dos mais fortes da América Latina”...
A subsecretária de Estado dos EUA Victoria Nuland (foto), número 3 da diplomacia americana, afirmou nesta terça-feira (10) que seu país confia no sistema eleitoral brasileiro, classificado por ela como “um dos mais fortes da América Latina”.
Em entrevista à BBC News, Nuland também afirmou que a população brasileira deve “ter confiança” nas eleições de seu país, que, segundo ela, precisam ser “livres e justas”. Recentemente, a subsecretária esteve no Brasil com uma delegação americana e se encontrou com diplomatas brasileiros, registra O Globo.
Questionada sobre que postura os EUA teriam caso acontecesse no Brasil alguma tentativa de subversão do resultado das urnas, Nuland respondeu que a Casa Branca deseja “eleições livres e justas em países ao redor do mundo e particularmente nas democracias”.
A subsecretária disse ainda que o Brasil tem “instituições fortes, salvaguardas fortes e uma base legal forte”. “O que precisa acontecer são eleições livres e justas, usando as estruturas institucionais que já serviram bem a vocês no passado.”
A diplomata expôs seu posicionamento após novas declarações de Jair Bolsonaro pondo em dúvida as urnas eletrônicas e o processo eleitoral brasileiro.
Como O Antagonista publicou na semana passada, segundo a agência Reuters, o chefe da CIA, William Burns, pediu ao presidente brasileiro que parasse de questionar a integridade das eleições.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)