Estudo relaciona consumo de carne vermelha e diabetes tipo 2

12.08.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Estudo relaciona consumo de carne vermelha e diabetes tipo 2

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 25.08.2024 12:00 comentários
Mundo

Estudo relaciona consumo de carne vermelha e diabetes tipo 2

Pesquisa associa consumo de carne vermelha e processada a maiores taxas de diabetes tipo 2.

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 25.08.2024 12:00 comentários 0
Estudo relaciona consumo de carne vermelha e diabetes tipo 2
Carne - Créditos: depositphotos.com / marischka

Um estudo recente envolvendo quase 2 milhões de pessoas de 20 países revelou uma ligação significativa entre o consumo de carnes vermelhas e processadas, como bifes, bacon e salsichas, e a incidência de diabetes tipo 2. Apesar de bem-conduzida, a pesquisa oferece nuances importantes que não devem causar alarme ou pânico imediato.

Para seguir uma alimentação saudável, é aconselhável limitar a ingestão de carnes vermelhas e processadas, porém, a exclusão total desse tipo de alimento do cardápio não é uma necessidade absoluta. Além disso, a relação observada não constitui prova definitiva de que a carne causa diabetes tipo 2, dada a complexidade dos possíveis fatores de risco envolvidos.

Diabetes Tipo 2: Qual a Ligação com Carne Vermelha e Processada?

Publicado na prestigiada revista The Lancet Diabetes & Endocrinology, o estudo tem como limitação a impossibilidade de eliminar completamente todos os fatores de risco. Alimentos consumidos pelos participantes e seus estilos de vida variados são elementos que podem influenciar os resultados.

Segundo Duane Mellor, da Associação Britânica de Nutricionistas (BDA), os pesquisadores controlaram fatores como peso corporal, tabagismo, consumo de álcool e ingestão de vegetais. No entanto, dados sobre histórico familiar e circunferência abdominal, ambos correlacionados ao diabetes, estavam ausentes.

Como a Pesquisa Foi Conduzida?

Estudos como este dependem em grande parte da honestidade e da memória dos participantes sobre sua alimentação, o que pode introduzir vieses. Contudo, isso não invalida as descobertas, mas sim contribui para uma compreensão mais ampla da relação entre dieta e saúde.

O professor Naveed Sattar, da Universidade de Glasgow, salienta que “os dados sugerem que reduzir o consumo de carnes vermelhas e processadas não só pode proteger de doenças cardíacas e derrames, mas também do diabetes tipo 2, uma condição crescente mundialmente”.

E Quanto ao Câncer de Intestino?

O estudo indicou que consumir duas fatias grossas de presunto (50g) ou um bife pequeno (100g) por dia apresenta um risco maior. O serviço público de saúde britânico, NHS, já recomenda que pessoas que consomem mais de 90g de carne vermelha ou processada por dia reduzam para 70g devido ao possível risco de câncer de intestino.

  • A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer coloca a carne processada na mesma categoria de risco que o tabagismo e o amianto.
  • A carne processada frequentemente contém substâncias químicas e métodos de conservação que podem aumentar os riscos à saúde.

Quais São os Fatores de Risco Para Diabetes Tipo 2?

O diabetes tipo 2 ocorre devido a níveis elevados de açúcar no sangue, geralmente resultantes de uma produção insuficiente de insulina pelo organismo ou pela ineficácia da insulina produzida. Os principais fatores de risco incluem:

  • Obesidade ou excesso de peso
  • Hipertensão arterial
  • Etnia
  • Histórico familiar

Alternativas Saudáveis

Duane Mellor alerta que é crucial substituir carnes vermelhas e processadas por alimentos que forneçam nutrientes essenciais, como ferro e vitamina B12, para manter uma dieta equilibrada.

Quais São Boas Fontes de Vitamina B12?

  • Leite
  • Queijo
  • Ovos
  • Extrato de levedura fortificado
  • Cereais matinais fortificados
  • Produtos à base de soja fortificados

Em resumo, embora a pesquisa evidencie uma relação entre carnes vermelhas e processadas e o diabetes tipo 2, é fundamental observar uma abordagem equilibrada na dieta e considerar substituições saudáveis para garantir todos os nutrientes necessários para uma boa saúde.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Conselho de Ética aprova parecer contra Erika Hilton por suposta quebra de decoro

Conselho de Ética aprova parecer contra Erika Hilton por suposta quebra de decoro
2

Juiz determina cumprimento de sentença e tira Garotinho das eleições

Juiz determina cumprimento de sentença e tira Garotinho das eleições
3

Lula pronto para mais do mesmo

Lula pronto para mais do mesmo
4

Conselho de Ética escolhe relator de processo contra Lindbergh

Conselho de Ética escolhe relator de processo contra Lindbergh
5

Hugo Motta declara ter R$ 250 mil em dinheiro vivo e apartamento subfaturado em Brasília

Hugo Motta declara ter R$ 250 mil em dinheiro vivo e apartamento subfaturado em Brasília
6

Moraes determina busca e apreensão contra fonte de jornalista no Maranhão

Moraes determina busca e apreensão contra fonte de jornalista no Maranhão
7

“É impossível aplaudir quem fez negócios com banqueiro bandido”, diz Zema

“É impossível aplaudir quem fez negócios com banqueiro bandido”, diz Zema
8

Michelle não pretende participar de primeiro ato de campanha de Flávio

Michelle não pretende participar de primeiro ato de campanha de Flávio
9

Crusoé: Haddad culpa Congresso e varejistas por taxa das blusinhas

Crusoé: Haddad culpa Congresso e varejistas por taxa das blusinhas
10

Realtime indica empate técnico nos dois turnos na Bahia

Realtime indica empate técnico nos dois turnos na Bahia
1

Hugo Motta declara ter R$ 250 mil em dinheiro vivo e apartamento subfaturado em Brasília

Hugo Motta declara ter R$ 250 mil em dinheiro vivo e apartamento subfaturado em Brasília
2

"O que estão tentando fazer é enganar o eleitor", diz Garotinho

"O que estão tentando fazer é enganar o eleitor", diz Garotinho
3

Crusoé: Haddad culpa Congresso e varejistas por taxa das blusinhas

Crusoé: Haddad culpa Congresso e varejistas por taxa das blusinhas
4

“Jamais houve uso irregular de veículo oficial”, diz Dino

“Jamais houve uso irregular de veículo oficial”, diz Dino
5

Candidata a vice do PSOL erra em declaração e diz ter R$ 2 bilhões em bens

Candidata a vice do PSOL erra em declaração e diz ter R$ 2 bilhões em bens
6

Zema pede reação de jornalistas contra decisão de Moraes: "Não se calem"

Zema pede reação de jornalistas contra decisão de Moraes: "Não se calem"
7

Crusoé: Lula manobrou Centrão para isolar Flávio

Crusoé: Lula manobrou Centrão para isolar Flávio
8

Decisão de Moraes é ameaça à liberdade de imprensa, diz ANJ

Decisão de Moraes é ameaça à liberdade de imprensa, diz ANJ
9

Ônibus contratado pelo São Paulo é apreendido com droga

Ônibus contratado pelo São Paulo é apreendido com droga
10

TJMG afasta juiz flagrado bebendo vinho em julgamento

TJMG afasta juiz flagrado bebendo vinho em julgamento
1

Memphis se diz “muito decepcionado” com o Corinthians e promete reagir

Memphis se diz “muito decepcionado” com o Corinthians e promete reagir
2

Escritora ofende piloto da Latam: “Seu negro de merd…”

Escritora ofende piloto da Latam: “Seu negro de merd…”
3

Alcolumbre indica trégua com Lula no Senado

Alcolumbre indica trégua com Lula no Senado
4

Decisão de Moraes é ameaça à liberdade de imprensa, diz ANJ

Decisão de Moraes é ameaça à liberdade de imprensa, diz ANJ
5

Ônibus contratado pelo São Paulo é apreendido com droga

Ônibus contratado pelo São Paulo é apreendido com droga
6

Haddad aponta pressão do Congresso e de varejistas por aprovação da ‘taxa das blusinhas’

Haddad aponta pressão do Congresso e de varejistas por aprovação da ‘taxa das blusinhas’
7

EXCLUSIVO: Jornalista afetado por decisão de Moraes afirma ter medo de perder outras fontes

EXCLUSIVO: Jornalista afetado por decisão de Moraes afirma ter medo de perder outras fontes
8

TJMG afasta juiz flagrado bebendo vinho em julgamento

TJMG afasta juiz flagrado bebendo vinho em julgamento
9

AfD lidera pesquisa e mira governo na Alemanha

AfD lidera pesquisa e mira governo na Alemanha
10

Ex-vice de Ruas declara apoio a Paes

Ex-vice de Ruas declara apoio a Paes

Tags relacionadas

diabetes Diabetes tipo 2
< Notícia Anterior

Importância da declaração de extinção para MEI

25.08.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Kamala Harris arrecada US$ 540 milhões

25.08.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Início

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.