Drone russo atinge Chernobyl e danifica escudo de radiação
O Serviço de Emergência Estatal da Ucrânia confirmou que os limites de radiação de fundo permanecem dentro da normalidade

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, denunciou na sexta, 14, que um drone russo atingiu a usina nuclear de Chernobyl na madrugada de quinta, 13, danificando a estrutura de concreto que protege o local contra a radiação.
O ataque ocorreu por volta das 2h da manhã, horário local, e provocou um incêndio, posteriormente controlado.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou que sua equipe no local ouviu uma explosão vinda do Novo Confinamento Seguro, estrutura que cobre o reator 4 da usina destruída.
Apesar do impacto, Zelensky assegurou que os níveis de radiação não se alteraram e estão sendo monitorados constantemente.
O Serviço de Emergência Estatal da Ucrânia confirmou que os limites de radiação de fundo permanecem dentro da normalidade.
A AIEA também declarou que não houve vazamento de material radioativo, mas reforçou a necessidade de uma avaliação urgente das condições do abrigo danificado.
O ataque faz parte de uma ofensiva russa mais ampla, que lançou 133 drones contra a Ucrânia na mesma noite.
Segundo o governo ucraniano, 73 foram abatidos antes de atingirem seus alvos. Zelensky interpretou a ação como um claro indicativo de que Vladimir Putin “não quer negociações, mas continuar enganando o mundo”.
O incidente ocorre em um momento crítico, com o líder ucraniano prestes a se reunir com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, na Alemanha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)