Direita lidera primeiro turno das eleições legislativas na França
Bloco centrista de Emmanuel Macron foi o grande derrotado; Macron pediu ampla aliança entre “candidatos republicanos e democráticos”
![Direita lidera primeiro turno das eleições legislativas na França](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2024/06/Bardella-et-Le-Pen-1024x654.jpeg)
O partido francês Rassemblement Nacional (RN) liderou o primeiro turno das eleições legislativas deste domingo, 30. A legenda de Marine Le Pen e seus aliados conquistaram cerca de 34% dos votos, segundo as primeiras projeções.
O bloco que reúne vários partidos de esquerda, dominado pelo extremista Jean-Luc Mélenchon, ficou em segundo lugar, com 28,1%. Já o bloco centrista do presidente da França, Emmanuel Macron, foi o grande derrotado, com 20,3%.
Diante do resultado, Macron pediu uma ampla aliança entre “candidatos republicanos e democráticos” para o segundo turno das eleições, que acontece em 7 de julho.
Marine Le Pen espera maioria absoluta
Já Marine Le Pen pediu aos franceses que deem a maioria absoluta na próxima votação.
“Nada está ganho. Precisamos de uma maioria absoluta para que Jordan Bardella seja nomeado primeiro-ministro”, afirmou.
Se o RN conquistar a vitória após o segundo turno da votação, em 7 de julho, a expectativa é de que Jordan Bardella, de 28 anos, —que divide a liderança do partido com Marine Le Pen— seja nomeado primeiro-ministro.
“Somos o único baluarte republicano e patriótico contra a aliança dos piores”, afirmou Bardella após os resultados das primeiras projeções.
“A extrema esquerda propõe desarmar a polícia, abrir as comportas da imigração, abolir as leis contra a ocupação e a luta contra o separatismo islâmico”, acrescentou.
Como mostramos, essa foi a eleição com a menor abstenção dos últimos 40 anos na França. 67,5% dos eleitores compareceram às urnas, contra 47,5% na eleição legislativa anterior, em 2022.
A eleição antecipada foi convocada depois de o partido de Le Pen ter registrado uma vitória histórica nas eleições para o Parlamento Europeu, no início de junho. A legenda do atual presidente, o Renascimento, ficou em segundo lugar, com apenas 14,6% dos votos, menos da metade dos 31,4% do RN.
Leia também:
Luc Ferry e Michel Onfray contra extrema esquerda antissemita
Coabitação política: Macron governará com o partido de Le Pen?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)