Crusoé: Venezuela anuncia início de “processo diplomático” com EUA
Chancelaria fala em "agenda de interesse mútuo" e troca de delegações entre países
A Venezuela anunciou nesta sexta-feira, 9, o início um “processo diplomático exploratório” com objetivo de retomar as relações com os Estados Unidos.
Em nota oficial, o ministro das Relações Exteriores, Yván Gil, afirmou que o governo bolivariano pretende tratar da captura do ditador Nicolás Maduro e da esposa, Cilia Flores, além de discutir “uma agenda de interesse mútuo”.
“o governo bolivariano da Venezuela decidiu iniciar um processo exploratório de caráter diplomático com o governo dos Estados Unidos da América, orientado ao restabelecimento das missões diplomáticas em ambos os países, com o propósito de abordar as consequências derivadas da agressão e do presidente da República [sic] e da primeira-dama[Cilia Flores], assim como abordar uma agenda de trabalho de interesse mútuo.”
Segundo o regime chavista, uma delegação de funcionários do Departamento de Estado dos Estados Unidos viajará a Caracas, enquanto uma missão diplomática venezuelana seguirá para os EUA.
“Neste contexto, chega ao país uma delegação de funcionários diplomáticos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que realizará avaliação técnicas e logísticas inerentes à função diplomática. Da mesma forma, uma delegação de diplomáticos será enviada aos Estados Unidos para cumprir os trabalhos correspondente.”
Os EUA confirmaram o envio de uma delegação à capital venezuelana.
“Em 9 de janeiro, pessoal diplomático e de segurança dos EUA, do Escritório Externo dos EUA para a Venezuela (VAU), incluindo o Encarregado de Negócios John T. McNamara , viajaram para Caracas para realizar uma avaliação inicial com vistas a uma possível retomada gradual das operações.”
Rompimento
As relações diplomáticas entre Venezuela e Estados Unidos foram rompidas em 2019, após a eleição presidencial de maio de 2018, considerada fraudulenta por Washington e por diversos países da comunidade internacional.
Na ocasião, os…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)