Crusoé: Putincracia
Após flertar com a democracia e navegar nos mares incertos de uma autocracia, a Rússia se consolida como uma ditadura
Vladimir Putin assumiu o cargo de primeiro-ministro aos 47 anos, em 1999, sendo eleito em sequência para a presidência da Rússia. Reeleito em 2004, ficou no comando do país até 2008, quando voltou a ser primeiro-ministro. Retornou para a presidência em 2012 e renovou o mandato em 2018. Em 2021 sancionou emendas constitucionais que permitem uma extensão de sua presidência até 2036, quando terá 84 anos. Em pouco tempo ultrapassará a marca de Josef Stalin, que esteve no Kremlin de 1922 até 1953.
Entretanto ainda paira uma enorme dúvida sobre a definição correta a se referir a Putin: seria ele um autocrata ou um ditador no comando da Rússia? A maior parte da imprensa ainda prefere lidar com o líder do Kremlin como um autocrata, porém já passou da hora de nos perguntarmos se já foi ultrapassada a linha que divide autocracias e ditaduras e se o antigo agente da KGB já pode ser classificado como um ditador.
Ao final de 1999, a Rússia dava os primeiros passos dentro de uma democracia, mesmo com os erros de Boris Yeltsin e a ascensão de uma voraz e perigosa oligarquia que andava de mãos dadas com a máfia local, o país gozava de alguma liberdade, seja de expressão, imprensa, reunião e política, com diversos partidos e a formação de um Parlamento que tinha vez e voz. O desembarque de Putin em Moscou ocorre dentro desse cenário.
Sob seu comando, a Rússia começou a retornar diversas casas no jogo da democracia ao longo dos anos. Isso não ocorreu de forma abrupta. Ao contrário, foi uma construção desenhada com muito cuidado e atenção. Com trânsito no Ocidente e boa receptividade entre importantes líderes, Putin conseguiu transmitir uma imagem de um líder que, apesar de alguns excessos internos, mantinha a estabilidade política do país e colocava a Rússia como peça essencial do jogo de estabilidade internacional.
Assim, sob seu comando…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)