Crusoé: Primárias em Iowa abrem calendário das eleições americanas
Os eleitores do partido Republicano em Iowa, estado de 3,1 milhões de habitantes no meio-oeste americano, são os primeiros a se manifestar nas primárias presidenciais do país...
Os eleitores do partido Republicano em Iowa, estado de 3,1 milhões de habitantes no meio-oeste americano, são os primeiros a se manifestar nas primárias presidenciais do país. A peculiar votação que ocorre nesta segunda-feira, 15, é a primeira que o republicanos e democratas devem realizar até 8 de junho quando, à exceção de um desastre, Donald Trump e Joe Biden devem ser os candidatos escolhidos.
Na semana que vem, o partido Democrata inicia seu processo de escolha, pela primeira vez, por New Hampshire. O pequeno estado no Nordeste do país assumiu o pioneirismo das primárias, que era tradicionalmente de Iowa há meio século. O objetivo é que, com uma população mais multicultural que o estado agrícola, New Hampshire motive melhor os eleitores de outros estados em votações futuras.
E ainda haverá muitas pela frente. Em 5 de março, 16 estados decidem de uma vez quem será o candidato republicano e democrata. Conhecido como “Super Terça”, o evento é o símbolo das primárias em ambos os partidos e costuma apontar os virtuais concorrentes em cada um dos lados.
Duas semanas depois, em 19 de março, a Flórida vai às urnas. Junto com as primárias da Pensilvânia, em 23 de abril, ambos os estados são cruciais na eleição presidencial, uma vez que são estados populosos, relevantes na eleição e sem uma tendência definida de apoio a democratas ou republicanos. O sucesso de Trump ou Biden nesses estados pode selar a eleição como um todo.
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)