Crusoé: Presidente do Peru é convocada para mostrar relógios Rolex
Após não encontrar as peças de luxo na casa da presidente, Ministério Público convocou Dina Boluarte para prestar esclarecimentos nesta sexta, 5 de abril
O Ministério Público do Peru determinou que a presidente Dina Boluarte (foto) mostre seus relógios de luxo Rolex durante um depoimento marcado para esta sexta, 5 de abril.
No sábado, 30, a Procuradoria da Nação realizou uma operação de busca e apreensão na casa de Dina, em seu escritório e na residência presidencial.
O objetivo era apreender os relógios Rolex que ela tem usado em eventos públicos desde 2021, quando se tornou ministra da Inclusão Social. Segundo uma investigação do site La Encerrona, Dina já apareceu com catorze peças diferentes no pulso, das marcas Rolex, Fossil e Michael Kors.
Um dos relógios Rolex custa o triplo do seu salário atual, e nenhum deles apareceu em sua declaração de bens.
Dina está sendo investigada por enriquecimento ilícito.
A operação de busca e apreensão do sábado, contudo, não encontrou os relógios caros. Em uma cômoda de madeira no quarto da mandatária foram localizados oito relógios, mas nenhum Rolex.
“Na operação, não se encontrou nem foram entregues os relógios Rolex pela presidente da República, apesar de ter sido solicitada. No entanto, foram obtidos outros elementos de interesse para a investigação“, diz uma nota do Ministério Público divulgada no final de semana. “Finalmente, é importante assinalar que a presidente da República foi convocada para mostrar os Rolex e prestar depoimento na sexta, 5 de abril.“
Peru livre acabou preso
A crise da presidente Dina Boluarte marca o ocaso do seu partido, o Peru Livre. Com ideologia marxista-leninista, apoio cubano e políticas de esquerda radical, o partido conseguiu subir para o primeiro escalão da política peruana com a ida para o segundo turno do candidato Pedro Castillo, um professor de zona rural.
Em 2021, Castillo tomou posse com um discurso dúbio, prometendo uma Assembleia Constituinte para escrever uma nova Constituição, algo que não caberia ao presidente convocá-la. Ele também falava em controlar a imprensa e acabar com os planos de previdência privada.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)