Crusoé: Parlamento Europeu entrega prêmio Sakharov a María Corina e González
Líder da oposição a Nicolás Maduro foi representada pela filha, Ana Corina Sosa, mas participou da premiação por videoconferência
O Parlamento Europeu entregou nesta terça-feira, 17, o prêmio Sakharov, a mais alta distinção da União Europeia em matéria de direitos humanos, a María Corina Machado, representada pela filha Ana Corina Sosa (à direita na foto), e Edmundo González (à esquerda), líderes da oposição ao ditador venezuelano Nicolás Maduro.
Aos eurodeputados, o candidato da oposição, vencedor, de fato, da eleição de 28 de julho e exilado na Espanha, homenageou o povo venezuelano.
“São essas pessoas [da Venezuela] que realmente personificam o espírito deste prêmio, em reconhecimento à luta corajosa para restaurar a liberdade e a democracia na Venezuela”, afirmou.
“A Venezuela conta com vocês, porque a luta pela liberdade e democracia em nosso país é também a luta por esses valores em todo o mundo. Viva a Venezuela livre!”, completou.
“A vitória da Venezuela será a vitória de toda a humanidade”
Participando por videoconferência, María Corina Machado denunciou que “durante um quarto de século tentaram nos dividir, enfraquecer e submeter. Pregando o ódio, tentaram nos colocar uns contra os outros, pessoas contra pessoas; dividir-nos entre ricos e pobres, esquerda e direita, brancos e negros, os que vão e os que ficam, e também por nossas crenças religiosas”.
“Também buscaram a destruição de todas as instituições democráticas, desde um judiciário independente até o voto popular. Um regime corrupto e criminoso sufocou a economia, provocando os piores níveis de hiperinflação da história e transformando milhões em dependentes de ajuda pública condicionados à lealdade política, sem dignidade nem futuro”, acrescentou.
“Mas a Venezuela reagiu”, acrescentou.
Segundo a opositora, as eleições presidenciais de 28 de julho marcaram o início de uma mudança genuína e imparável na Venezuela.
“Sabemos que venceremos. A vitória da Venezuela será a vitória de toda a humanidade”, concluiu, agradecendo ao Parlamento Europeu “por provar que não estamos sozinhos”.
Presidente do Parlamento Europeu reforça apoio a González
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola (no centro da foto), afirmou que o prêmio Sakharov…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)