Crusoé: “Os números do tsunami da direita no Chile — e sua explicação”
Depois do fracasso na aprovação de uma Constituição radical de esquerda no ano passado, os chilenos votaram para eleger um novo conselho para escrever outro texto, lembra Crusoé...
![Crusoé: “Os números do tsunami da direita no Chile — e sua explicação”](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2023/05/chile-boric.png)
Depois do fracasso na aprovação de uma Constituição radical de esquerda no ano passado, os chilenos votaram para eleger um novo conselho para escrever outro texto, lembra Crusoé.
“Das 50 cadeiras, 22 serão do Partido Republicano, de direita. Outro grupo de direita, o Chile Seguro, ficou com com 11 vagas. Com isso, eles terão 33 assentos, o que é mais do que o mínimo necessário de 30 para aprovar novas normas constitucionais.”
“Mas essa onda de direita no Chile também aparece com força em outras áreas. Pelos números da pesquisa Cadem, o mais adequado seria chamar o fenômeno de um tsunami. Nas pesquisas espontâneas para o próximo presidente, quem lidera é José Antonio Kast, de extrema direita, com 20%. Em segundo lugar vem Evelyn Matthei, também de direita, com 13%. Todos os outros nomes não passam de 4%.”
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)