Crusoé: “O que é o referendo da Venezuela sobre anexar 70% da Guiana”
O regime de Nicolás Maduro (foto) realiza neste domingo, 3, um referendo sobre uma hipotética anexação da região de Essequibo, que representa...
O regime de Nicolás Maduro (foto) realiza neste domingo, 3, um referendo sobre uma hipotética anexação da região de Essequibo, que representa 70% do território da vizinha Guiana. A consulta durará três dias.
A disputa pelo território de Essequibo existe desde a independência da Venezuela e já envolveu o Reino Unido e os Estados Unidos, diz Crusoé. Um fator relevante recente são as reservas de petróleo da região que foram descobertas em 2015.
A expectativa é que a tensão não chegue a um enfrentamento militar pela possibilidade de intervenção dos Estados Unidos, além de o fato do terreno ser uma selva densa, o que dificulta o combate.
Em entrevista ao Latitude deste sábado, 2, o embaixador Rubens Barbosa, afirmou que referendo é mais uma resposta à situação política interna na Venezuela. Após a oposição ter conseguido votação expressiva em suas prévias, Maduro quer demonstrar apoio popular a partir do referendo.
Leia mais aqui. Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)