Crusoé: O mistério da nova crise no Exército chinês
Vice-presidente da Comissão Militar Central, Zhang Youxia passou a ser investigado por "suspeita de graves violações disciplinares e legais"
O Ministério da Defesa da China anunciou no sábado, 24, a investigação dos militares de alta patente Zhang Youxia (foto) e Liu Zhenli.
Zhang é vice-presidente da Comissão Militar Central (CMC), órgão chefiado pelo ditador Xi Jinping. Liu é chefe do Estado-Maior do Exército de Libertação Popular.
Segundo a pasta, eles serão investigados por “suspeita de graves violações disciplinares e legais”.
“A decisão de colocá-los sob investigação foi tomada pelo Comitê Central do PCC [Partido Comunista Chinês]”, afirmou.
Um editorial publicado no Diário do Exército de Libertação Popular, o principal jornal militar da China, acusou a dupla de minar a autoridade de Xi como chefe do CMC, órgão que comanda as forças armadas do país.
Zhang e Liu teriam agravado os problemas políticos e de corrupção que ameaçam a liderança do Partido Comunista sobre as Forças Armadas.
“Eles mancharam gravemente a imagem e a autoridade da liderança da CMC e prejudicaram seriamente a base política e ideológica da unidade e do progresso entre todos os militares.”
Com a investigação, Zhang deve ser expurgado das Forças Armadas e do Partido Comunista Chinês, já que dificilmente as autoridades investigadas são declaradas inocentes.
Ameaça a Xi Jinping?
Ao Financial Times, o especialista em assuntos militares chineses e ex-chefe de análise da China na CIA Dennis Wilder afirmou que as Forças Armadas são “a única organização na China que tem um histórico de desafiar os líderes do partido”.
“Xi provavelmente temia que […] Zhang fosse todo-poderoso nas forças armadas. Presumindo que Xi queira um quarto mandato, ele teria que temer que Zhang pudesse liderar um esforço dentro do Partido para destituí-lo”, acrescentou, lembrando que Zhang venceu uma disputa interna contra He Weidong, o segundo vice-presidente da CMC.
Membro de uma facção rival, He Weidong foi expurgado…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)