Crusoé: O encontro de Lula com o ‘duas caras’ Mahmoud Abbas
O petista, que atacou Israel no discurso de abertura da Assembleia-Geral da ONU, se encontrou nesta quarta-feira, 25, com o líder da Autoridade Palestina
O presidente Lula (PT), que atacou Israel no discurso de abertura da Assembleia-Geral da ONU, se encontrou nesta quarta-feira, 25, com o líder da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. A equipe do petista classificou o encontro como “rápido e caloroso”.
“Encontrei-me na ONU com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. É a primeira vez que eles participam como observadores da Assembleia-Geral da ONU. Manifestei minha solidariedade pelo sofrimento de mulheres e crianças palestinas com a violência e a necessidade de um cessar-fogo imediato”, escreveu Lula no Instagram.
Sediada em Ramallah, na Cisjordânia, e controlada pelo Fatah, partido de Abbas, a Autoridade Palestina tem se apresentado como alternativa para assumir o governo da Faixa de Gaza em um plano pós-guerra. O presidente dos EUA, Joe Biden, já defendeu que a Autoridade Palestina deveria governar Gaza e a Cisjordânia após o conflito.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no entanto, disse repetidas vezes que a organização que supervisiona a Cisjordânia não deverá governar Gaza depois da guerra contra o Hamas.
“Eles educam seus filhos para odiar Israel e, para minha tristeza, para assassinar judeus e, em última análise, para a extinção do Estado de Israel”, afirmou Netanyahu, em dezembro de 2023.
Leia mais: “Mahmoud Abbas abraça os assassinos e estupradores do Hamas”
As duas caras de Abbas
Como mostrou Crusoé, o presidente da Autoridade Palestina tem duas caras. Uma delas ele usa para falar com o Ocidente e dizer que o Hamas, além de não representar os palestinos, é culpado pela continuação da guerra na Faixa de Gaza.
Com a segunda, muito mais autêntica, Abbas conclama os palestinos para praticarem a violência e festejar seus mártires.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)