Crusoé: O cardápio do almoço entre Lula e Trump na Casa Branca
Encontro entre os líderes terminou sem coletiva de imprensa
O cardápio servido na Casa Branca durante o encontro entre o presidente Lula (PT) e o presidente Donald Trump foi divulgado pelo G1.
Lula chegou à residência oficial do presidente americano por volta do meio-dia e deixou o local às 15h15 (horário de Brasília), sem falar com a imprensa.
Não houve coletiva, nem conjunta nem separada.
Eis o cardápio servido:
- Entrada: salada de alface romana com jícama, gomos de laranja, abacate e molho cítrico.
- Prato principal: filé de carne grelhado com purê de feijão-preto, mini pimentões doces e relish de rabanete com abacaxi. Uma opção vegetariana também estava disponível.
- Sobremesa: torta de pannacotta com mel e pêssegos caramelizados de verão, acompanhada de sorvete de crème fraîche.
O encontro está sendo tratado como uma “visita de trabalho”, menos formal, do que uma reunião bilateral tradicional.
Organizações criminosas
O encontro entre Lula e Trump é pautado por temas econômicos e de segurança.
O vice-presidente Geraldo Alckmin disse à imprensa que Lula tentará um acordo para o combate a organizações criminosas transnacionais. “Podemos fazer muita parceria nessa área: controle de fluxo financeiro, investigação”, disse Alckmin.
Lula quer se antecipar com a proposta de um acordo na área de segurança para evitar o pior cenário, aquele em que o governo dos Estados Unidos declara como terroristas o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).
É esse o pavor de Lula.
O petista tem se declarado contra uma possível decisão americana de classificar esses grupos como terroristas, afirmando que isso poderia violar a soberania nacional.
Quando o assunto veio à tona, Lula foi visto como conivente com os criminosos e viu sua aprovação cair.
Pesquisa…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)