Crusoé: Lula já anuncia que vai fugir da raia com Maduro
Em conversa com jornalistas na Guiana, o petista disse que não conversou com o presidente do país sobre Essequibo; ao se encontrar com ditador venezuelano, fará o mesmo
Lula está a caminho da ilha caribenha de São Vicente e Granadinas, onde deve participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) — e ter um encontro bilateral com Nicolás Maduro, o ditador venezuelano. Ao deixar a Guiana, nesta quinta-feira, 29, Lula indicou que não vai tratar com Maduro da sua tentativa de anexar o território de Essequibo, que integra a maior parte da Guiana.
“Da mesma forma, eu não irei discutir esta questão [Essequibo] com o presidente Maduro”, disse Lula. “A reunião não é pra isso, a reunião é para a Celac”.
O mesmo valeria para a reunião que acabara de ter com Irfaan Ali, o presidente guianês, em Georgetown. “Não discutimos a questão. Foi uma reunião bilateral para discutir desenvolvimento e investimento.“
No lugar, o presidente brasileiro resolveu apelar para a cantilena diplomática. “O presidente Irfaan sabe, como o presidente Maduro sabe, que o Brasil está disposto a conversar com eles na hora necessária, quando for necessário”, continuou. “É possível, através de muito diálogo encontrar o caminho para a manutenção da paz.”
Ele ainda disse esperar, da parte do governo de Georgetown e da ditadura bolivariana em Caracas, é “muito debate, muito diálogo, para encontrar uma solução a mais amigável possível”. Maduro, pelo seu lado, não parece muito interessado nisso.
O brasileiro indicou que a reunião com Irfaan Ali teve uma homenagem curiosa: Lula agora é o nome de uma sala em um centro de convenções na cidade de Georgetown.
A homenagem teria partido do chefe de Estado guianês, que era vice-presidente do país em 2010, na última visita de Lula ao país. De acordo com o relato do presidente, um pedaço do forro da sala havia caído e, mesmo sem ar condicionado, sob forte calor, ele teria continuado a reunião com o então presidente Bharrat Jagdeo.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)