Crusoé: Irã anuncia prisão de suspeitos de atentado terrorista
O ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, afirmou nesta sexta, 5, que o país prendeu alguns suspeitos do atentado terrorista duplo que deixou 89 pessoas mortas na cidade de Kerman...
O ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, afirmou nesta sexta, 5, que o país prendeu alguns suspeitos do atentado terrorista duplo que deixou 89 pessoas mortas na cidade de Kerman.
Na quarta-feira, dois homens-bomba se explodiram em um cemitério nesse município, onde ocorria um evento para lembrar da morte de Qassem Soleimani, o general da Guarda Revolucionária do Irã.
O Estado Islâmico reivindicou autoria dos ataques.
Sunitas contra xiitas
A rivalidade entre o Estado Islâmico (antes, Estado Islâmico do Iraque e do Levante) e o Irã existe há dez anos, e a escolha de um evento para marcar a morte de Qassem Soleimani para realizar um duplo atentado não é sem motivo.
Soleimani foi quem organizou e comandou as milícias xiitas que ajudaram a derrotar o Estado Islâmico no Iraque e na Síria. Ele conseguiu juntar 60 mil homens treinados armados, que formaram as Forças de Mobilização Popular e retomaram os territórios invadidos pelo EI. Em 2017, o EI foi expulso do Iraque. Dois anos depois, foi definitivamente derrotado na Síria.
Apesar de ter perdido todo território que tinha conquistado, o que inviabilizou a ideia de um califado, o Estado Islâmico seguiu como grupo terrorista, atuando em vários países do mundo.
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)