Crusoé: Brasil amplia financiamento da máquina de guerra da Rússia
As importações brasileiras de diesel da Rússia atingiram um recorde em dezembro de 2023, ultrapassando...
As importações brasileiras de diesel da Rússia atingiram um recorde em dezembro de 2023, ultrapassando 1,3 milhão de litros. Até o início do ano passado, esse dado era próximo de zero.
Em todo 2023, o valor que o Brasil pagou para a Rússia chegou a 4,5 bilhões de dólares. Esse montante ajuda a financiar a máquina de guerra do presidente russo Vladimir Putin, que ordenou a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, 86,65% das importações brasileiras de diesel vieram da Rússia em dezembro. No primeiro trimestre do ano passado, a Rússia respondeu por apenas 13% das importações brasileiras desse derivado.
Por que o Brasil compra diesel da Rússia?
Tradicionalmente, o Brasil importava diesel dos Estados Unidos, por sua proximidade geográfica.
Isso mudou após as sanções que o Ocidente impôs à Rússia, após a invasão da Ucrânia.
A partir de então, o diesel russo começou a chegar ao Brasil a preços baixos, ainda menores que os importados ou produzidos pela Petrobras.
A estatal, contudo, não importa da Rússia por medo de sanções americanas.
Quem traz o diesel russo são companhias menores, privadas, que se aproveitam das pechinchas globais.
O resultado foi que o diesel russo, em excesso no mercado, barateou. Na contramão, o produto americano encareceu. As empresas brasileiras então se adaptaram, importando mais da Rússia e menos dos Estados Unidos.
Em julho do ano passado, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, foi questionado sobre o financiamento da máquina de guerra russa, via importação de diesel.
“O diesel russo está entrando aqui, compra quem quiser, se está barato, bom para o Brasil também”, disse o presidente da estatal.
Segundo Prates, a entrada de diesel seria temporária, pois diminuiria com o aumento do preço do barril.
“Diesel russo é circunstancial, a gente não pode desaquecer nossas máquinas. Eu acho que o valor desse preço abaixo… não se sustenta tanto tempo”, afirmou.
Mas…
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)