Cresce o consumo de fentanil no México e alerta autoridades
Investigações apontam para um alarmante aumento no consumo de fentanil no México, gerando preocupação entre autoridades e profissionais de saúde.
O fentanil, uma droga no centro da epidemia de opioides nos Estados Unidos, está começando a aparecer com mais frequência no consumo interno no México, de acordo com pesquisadores e profissionais de saúde consultados pela Reuters.
Este opioide potente é uma questão predominante no tráfico internacional de drogas, com o México como um importante ponto de passagem. No entanto, o país tem, até agora, evitado uma crise de consumo doméstico semelhante à dos EUA.
De acordo com Jose de Jesus Lopez, diretor de uma clínica de reabilitação de drogas em Monterrey, o aumento do consumo de fentanil tem sido evidenciado nos recentes sintomas de abstinência observados em jovens que buscam tratamento.
Dados apontam para aumento de uso
A Comissão Nacional de Saúde Mental e Vício do México (Conasama) classificou o fentanil como uma “droga emergente” devido ao aumento do número de usuários que buscam tratamento.
Ainda assim, a escala de consumo é obscurecida pela falta de dados e testes. Em 2022, os usuários de opioides representaram menos de 2% das cerca de 168.000 pessoas que buscaram tratamento para dependência de drogas.
“Há escassez de recursos sempre”, afirma a diretora-geral da Conasama, Evalinda Barron.
Alarme em autoridades
Alarmes estão começando a soar entre as autoridades mexicanas, com o presidente Andrés Manuel López Obrador observando em janeiro que, embora o consumo de fentanil seja baixo, “temos que ter cuidado com isso”.
Na cidade de Nuevo León, os dados do procurador-geral indicam que o fentanil foi encontrado em mais corpos ao longo do tempo. Em 2013, um cadáver deu positivo. Até 2023 foram 180.
O medo entre alguns pesquisadores e autoridades é que o uso de fentanil no México possa seguir a trajetória da metanfetamina ao longo da última década.
Rota em mutação
Os grupos criminosos mexicanos têm diversificado e ampliado suas rotas de transporte, movendo quantidades menores da droga para o centro e leste do México. Isso abre caminho para o consumo em novas áreas do país, de acordo com David Saucedo, um consultor de segurança mexicano.
Na clínica de reabilitação em Monterrey, Jose Lopez acredita que seu paciente adolescente, que testou positivo para fentanil, supostamente consumiu a droga inadvertidamente, misturada com a metanfetamina que estava usando.
“Muitas pessoas podem morrer se não prestarmos atenção nisso”, adverte Lopez.
Falta de dados e subnotificação
A falta de testes e a possível subnotificação de mortes relacionadas a opioides dificultam a compreensão da extensão do alcance do fentanil no México.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)