Chanceler da Colômbia renuncia “voluntariamente” ao visto americano
Após revogação do visto de Petro, Villavicencio afirma que a soberania colombiana “não se curva”
A ministra das Relações Exteriores da Colômbia, Yolanda Villavicencio, afirmou nesta segunda-feira, 29, que está renunciando ao seu visto americano.
A decisão foi tomada após o governo Trump revogar na sexta, 26, o visto do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em resposta à sua participação em um protesto em Nova York.
Yolanda afirmou que a soberania da Colômbia “não se curva”.
“Como Ministra das Relações Exteriores, decidi abrir mão do meu visto americano. É um ato de dignidade diante da decisão inaceitável de revogar o visto do presidente colombiano. Nossa soberania não se curva. A Colômbia deve ser respeitada”, escreveu no X.
Protestos
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram Petro discursando em um ato pró-Palestina, acompanhado do músico Roger Waters. Usando um megafone, o presidente colombiano disse:
“De Nova York, peço a todos os soldados do Exército dos Estados Unidos que não apontem seus fuzis para a humanidade. Desobedeçam a ordem do Trump. Obedeçam a ordem da humanidade.”
Ainda na sexta, Petro afirmou que abriria convocação para voluntários colombianos interessados em lutar pela “libertação” de Gaza.
Ele disse estar disposto a participar pessoalmente do combate:
“Se o presidente da República da Colômbia tiver de ir para esse combate, não me assusta, já estive em outros”, disse, recordando seu passado como guerrilheiro do M-19.
Assembleia-Geral da ONU
Em discurso na Assembleia-Geral da ONU, na última terça-feira, o presidente colombiano criticou o envolvimento dos Estados Unidos com Israel e acusou Donald Trump de ser “cúmplice de genocídio” em Gaza.
Ele também defendeu que Washington responda a “processos criminais” pelos ataques a barcos no Caribe, classificados pelo governo americano como ações contra o tráfico de drogas.
“Dizem que era para deter o tráfico de drogas, mas isso é mentira”, afirmou.
A escalada nas tensões se soma ao rompimento de relações diplomáticas entre Colômbia e Israel, anunciado em 2024 após a ofensiva militar em Gaza.
Leia mais: Governo Trump revoga visto de Gustavo Petro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
saul simoes junior
29.09.2025 19:42Agora o Trump renuncia, como governar sem esse apoio
Ita
29.09.2025 17:30Impressionante! a esquerda latina-americana para se manter em evidência precisa confrontar os EEUU, Lula, Celso Amorim, Maduro etc