“Atiramos em um navio com drogas” da Venezuela, diz Trump
Declaração foi feita durante coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 2, que o exército americano neutralizou nesta terça, 2, uma embarcação “que transportava drogas” no sul do Caribe que havia partido da Venezuela, durante uma coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca.
“Muitas drogas naquele barco. Vocês verão isso… aconteceu há poucos instantes… nosso grande General, chefe do Estado-Maior Conjunto [tem] sido incrível.” Quando vocês saírem [da sala de coletiva], vocês verão que, nos últimos minutos, atiramos em um barco que transportava drogas… e tem mais de onde isso veio… Eles vieram da Venezuela”, disse o republicano.
Em sua conta do X, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, confirmou a informação divulgada por Trump:
“Presidente anunciou há poucos instantes, hoje o exército dos EUA realizou um ataque letal no sul do Caribe contra um navio de drogas que havia partido da Venezuela e estava sendo operado por uma organização narcoterrorista designada“, escreveu.
Pressão militar
A ação americana ocorre em meio ao envio de três navios de guerra – USS Jason Dunham, USS Gravely e USS Sampson -, um cruzador USS Lake Erie e um submarino nuclear para perto do litoral venezuelano.
O governo Trump já havia deslocado navios de guerra, avião, submarino e cerca de 4.000 militares para o sul do Caribe.
Além dos três destróieres da Marinha americana, equipados com o sistema de combate Aegis, e de três navios de desembarque anfíbio — feitos para transportar e desembarcar divisões terrestres —, o governo Trump deslocou aviões espiões P-8 Poseidon.
A Casa Branca já deixou claro estar pronta para “usar todo seu poder” contra o fluxo de drogas para o território americano.
“Coalizão internacional”
Na última terça, 26, o secretário de Estado, Marco Rubio afirmou que os países aliados estão se juntando em uma “coalizão internacional” contra os cartéis.
Ao lado do presidente Donald Trump, ele valorizou a iniciativa da Argentina de declarar o Cartel de los Soles, ligada ao ditador Nicolás Maduro, como organização terrorista.
“Pela primeira vez na Era Moderna, estamos realmente em uma ofensiva contra os cartéis organizados que estão introjetando veneno [drogas], veneno mortal, em nossas cidades. E isso é um esforço de equipe. É o time de Kristi [Noem, Secretária de Segurança Nacional], é o time do Pete [Hegseth, secretário de Defesa], é o time de Pam [Bondi, procuradora-geral] e, obviamente, debaixo da liderança de Trump. Com isso, estamos obtendo uma incrível cooperação econômica e internacional.
Só na última semana, Equador, Paraguai, Guiana, Trinidad e Tobago e, hoje, a Argentina se juntaram a nós ou estão tratando de ajudar a avançar nisso. E nós vamos interromper que as drogas entrem em nosso país e já estamos conseguindo prisões recordes.
Uma outra coisa que estamos construindo é uma coalizão internacional contra esse flagelo no cenário internacional”, disse Rubio.
Leia mais: Ex-aliado do chavismo admite conspiração com as FARC e tráfico de cocaína
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
F-35- Hellfire
02.09.2025 20:32Lula, você que é o homem mais honesto do Brasil, forjado pelas batalhas da vida e na cela da prisão, já pode provar quanto você é honesto e correto, juntando o Brasil aos países americanos: Paraguai, Equador, Guiana, Trinidad e Tobago, Argentina e os EUA contra os cartéis da droga! Estamos aguardando impacientes!
Marcia Elizabeth Brunetti
02.09.2025 17:02Mas o Brasil.....é...bom.... veja bem...., não é bem isso que o Trump está achando...Maduro é um bom camarada...