Ataques iranianos deixam quase 200 feridos em Israel
Mísseis atingiram áreas urbanas e provocaram destruição; Netanyahu fala em “noite muito difícil”
Quase 200 pessoas ficaram feridas após ataques iranianos às cidades de Dimona e Arad, no sul de Israel, neste sábado. Ao menos 11 vítimas estão em estado grave. Os impactos foram registrados depois que o sistema de defesa aérea falhou em interceptar pelo menos dois mísseis balísticos.
Entre os feridos graves estão um menino de 12 anos, atingido por estilhaços em Dimona, e uma menina de 5 anos, ferida em Arad.
Os ataques ocorreram ao longo do dia, em meio a novas ofensivas contra a região.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram mísseis atingindo áreas urbanas. Segundo avaliações militares, os projéteis carregavam ogivas convencionais com centenas de quilos de explosivos.
O Centro Médico Soroka, em Beersheba, atendeu 175 feridos, dos quais 36 permaneciam internados na manhã deste domingo, 22. O serviço de emergência relatou que a maioria das lesões foi causada por estilhaços ou durante a fuga para abrigos.
Equipes de resgate foram mobilizadas para as regiões atingidas. Em Arad, um míssil caiu entre prédios residenciais e provocou grande destruição, além de deixar dezenas de feridos. Ambulâncias e helicópteros atuaram na retirada das vítimas.
Retaliação e alvos nucleares
A mídia estatal do Irã afirmou que o alvo foi uma instalação nuclear israelense próxima a Dimona, em resposta a um suposto ataque contra o complexo iraniano de Natanz. Israel nega envolvimento nessa ação.
O Centro de Pesquisa Nuclear do Negev Shimon Peres, nas proximidades, é considerado estratégico para o programa nuclear israelense, cuja existência o país não confirma oficialmente.
“Noite muito difícil”
Após os bombardeios, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que o país continuará a reagir.
“Continuaremos a atacar nossos inimigos em todas as frentes com determinação”, disse, após classificar o episódio como uma “noite muito difícil na batalha pelo nosso futuro”.
As Forças de Defesa de Israel informaram que iniciaram uma nova onda de ataques aéreos em Teerã contra estruturas ligadas ao regime iraniano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Os aiatolás estavam armados até os dentes! Queriam explodir o mundo inteiro... menos eles próprios... mas acabariam se explodindo também!