Asteroide 2024 YR4 tem chance de atingir a Terra
O asteroide 2024 YR4 foi descoberto em dezembro de 2024 e há uma probabilidade entre 1 e 2,3% de colidir com a Terra.

A descoberta de novos asteroides sempre desperta grande interesse na comunidade científica, especialmente quando eles representam uma potencial ameaça ao nosso planeta. Um desses corpos celestes é o asteroide 2024 YR4, que recentemente ganhou a atenção dos astrônomos devido à possibilidade de colisão com a Terra em 22 de dezembro de 2032.
De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), a chance de impacto é atualmente de 2,2%, um aumento em relação à estimativa inicial de 1,2%. Essa mudança se deve a novas observações que permitem uma avaliação mais precisa de sua trajetória. Com o passar do tempo, espera-se que esse percentual seja refinado à medida que mais dados sejam coletados.
Quais são as características do asteroide 2024 YR4?
Com um tamanho estimado entre 40 e 90 metros de largura, o 2024 YR4 pode ser comparado a um grande edifício. Este asteroide, caso colidisse com a Terra, poderia causar danos significativos em um raio de até 50 quilômetros. Isso se deve à sua incrível velocidade de cerca de 17 km/s ou 38.028 km/h ao entrar na atmosfera, de acordo com especialistas do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA.
Asteroides deste porte têm o potencial de causar destruição em diferentes regiões, como demonstrado pelo evento de Tunguska em 1908 ou a explosão em Chelyabinsk, na Rússia, em 2013. Portanto, o monitoramento de asteroides como o 2024 YR4 é crucial para prever e, se necessário, mitigar possíveis ameaças.
Como o 2024 YR4 foi descoberto?
A descoberta do asteroide 2024 YR4 ocorreu em 27 de dezembro de 2024, através do telescópio do Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS), localizado em Rio Hurtado, Chile. Este sistema faz parte de um esforço da NASA para monitorar os asteroides próximos à Terra.
A partir daí, outros telescópios, como o Observatório Magdalena Ridge, no Novo México, e o Very Large Telescope no Chile, foram utilizados para rastrear o asteroide. Atualmente, o 2024 YR4 está se afastando da Terra, mas permanecerá visível até meados de abril de 2025, quando deixará de ser observado até 2028.
O que está sendo feito para monitorar e evitar possíveis impactos?
Diante da ameaça potencial, duas entidades internacionais, a Rede Internacional de Alerta de Asteroides e o Grupo Consultivo de Planejamento de Missões Espaciais, ambas sob o endosso da ONU, foram ativadas. O objetivo é coordenar o monitoramento e, se necessário, desenvolver estratégias para desvio ou mitigação de impacto.
Entre as estratégias consideradas está o desvio do asteroide, como demonstrado pelo Double Asteroid Redirection Test realizado pela NASA em 2022. Além disso, a possibilidade de evacuar áreas de risco também é avaliada. No entanto, por enquanto, a prioridade é continuar as observações para reduzir as incertezas sobre a trajetória do asteroide.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)