Alerta Vermelho: Furacão Beryl deixa primeira morte no Caribe
O furacão Beryl, uma tempestade de categoria 5, é uma ameaça iminente à Jamaica, Ilhas Cayman e outras ilhas do Caribe.
À medida que o poderoso Furacão Beryl avança em direção à Jamaica, transformando-se em uma tempestade de Categoria 5, a comunidade local, incluindo os pescadores de Kingston, está unida para preparar-se contra as adversidades iminentes. Na terça-feira, dia 2 de julho de 2024, presenciou-se as primeiras preparações: o içamento seguro de barcos e reforço das estruturas costeiras.
A semana documentou um impacto calamitoso sobre várias ilhas do Caribe. Em Carriacou, parte de Granada, uma pessoa perdeu sua vida enquanto a queda generalizada de energia comprometia a ilha inteira. Enquanto isso, em São Vincente, os danos à propriedade e perdas humanas evidenciaram o potencial destrutivo de Beryl, ainda não oficialmente confirmado pela reportagem da Reuters.
Como Beryl Impactou as Ilhas Menores do Caribe?
O olho do furacão Beryl afetou gravemente a pequena ilha de Union, uma das Granadinas, trazendo uma destruição impressionante, na qual cerca de 90% das moradias foram severamente danificadas ou dizimadas. O Primeiro-Ministro Ralph Gonsalves expressou profunda preocupação com a possibilidade de mais fatalidades além das já confirmadas.
Quais Medidas Estão Sendo Tomadas na Jamaica?
Na Jamaica, a discussão internacional percebe uma corrida contra o tempo. Espera-se que Beryl despeje entre 4 a 12 polegadas de chuva na próxima quarta-feira, ampliando riscos de enchentes súbitas e deslizamentos de terra. O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) destaca que Beryl, cruzando a 625 milhas a sudeste de Kingston, apresenta ventos de até 165 milhas por hora (aproximadamente 250 quilômetros por hora).
Prevenções e Preparativos No Caribe e Adjacências
- Alertas de furacão foram emitidos prontamente para toda a região da Jamaica desde segunda-feira.
- Enquanto a intensidade da tempestade esperava declínio, autoridades locais e moradores fortificavam residências, estocavam alimentos e combustíveis.
- No México, a frente governamental já começou os preparativos para enfrentar Beryl, com apelos à “extrema cautela” para a população.
Ao barrar a tranquilidade do início da temporada de furacões no Atlântico, Beryl marca um início inusualmente precoce e de rápida intensificação. Cientistas apontam o aquecimento das temperaturas oceânicas como um dos catalisadores dessa antecipação e severidade.
O que Esperar nos Próximos Dias?
Com o furacão previsto para atravessar de perto a Jamaica na quarta-feira e as Ilhas Cayman na quinta-feira, o NHC mantém vigilância contínua. Enquanto as ondas mostram sua força destrutiva em Barbados, a comunidade caribenha, conhecida por sua resiliência, une forças para resistir e recuperar-se do que pode ser um dos maiores desafios naturais deste ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)