“Agradecemos ao presidente Trump”, diz María Corina
"A Venezuela será o principal aliado dos Estados Unidos", disse a líder da oposição venezuelana, em mensagem na qual marcou o perfil do presidente americano
Líder da oposição ao regime bolivariano na Venezuela, María Corina Machado (foto) publicou uma mensagem nesta segunda-feira, 5, para agradecer ao presidente americano, Donald Trump, pela captura do ditador Nicolás Maduro.
“O corajoso povo da Venezuela saiu às ruas em 30 países e 130 cidades ao redor do mundo para celebrar um passo gigantesco que marca a inevitabilidade e a iminência da transição na Venezuela”, diz Corina em seu perfil no X, acompanhado por um vídeo de venezuelanos celebrando, antes de fazer um gesto direto para Trump, cujo perfil oficial foi marcado na mensagem.
“Nós, venezuelanos, agradecemos ao presidente Trump e à sua administração pela firmeza e determinação em defender a lei. A Venezuela será o principal aliado dos Estados Unidos em questões de segurança, energia, democracia e direitos humanos.”
“A liberdade da Venezuela está próxima”
Corina termina a mensagem dizendo que “a liberdade da Venezuela está próxima, e em breve celebraremos em nossa terra”, acrescentando:
“Gritaremos, rezaremos e nos abraçaremos como famílias, porque nossos filhos voltarão para casa.”
O papel de María Corina na esperada transição do regime de Maduro não está claro. Questionado sobre ela, Trump disse que a líder opositora é uma “boa mulher”, mas “não tem o apoio nem o respeito dentro” da Venezuela.
O governo americano lida agora com a presidente interina Delcy Rodríguez.
Nobel da Paz
Para além da questão logística para a mudança de um regime ditatorial, há uma questão de fundo que mexeu com o inflado ego de Trump: foi María Corina que ganhou o prêmio Nobel da Paz no fim de 2025, e não o presidente americano, que fez campanha aberta para ser premiado.
Sobrou para o republicano o ‘Prêmio da Paz’ da FIFA, que Trump classificou como “uma das maiores honras” de sua vida, apesar de nunca ter se ouvido falar desse prêmio até então.
Leia mais: Trump é a melhor chance da Venezuela
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)