Globo confirma fim das transmissões do canal Viva
Versão Fast do canal conhecido por reapresentar novelas foi descontinuada definitivamente pela emissora

O Globoplay encerrou discretamente, na última sexta (18), as transmissões do canal Viva Fast, que exibia gratuitamente novelas clássicas da TV Globo com suporte de publicidade. O projeto, lançado em novembro de 2023, durou menos de dois anos e reunia produções das décadas de 1970 e 1980.
Resultado da fusão entre os canais temáticos Viva 70 Fast e Viva 80 Fast, o Viva Fast trazia títulos emblemáticos da dramaturgia brasileira, como A Sucessora (1978), Locomotivas (1977), Dancin’ Days (1978), Baila Comigo (1981), Sassaricando (1987), Amor com Amor se Paga (1984) e Fera Radical (1988).
Viva Fast não alcançou resultados esperados pela empresa
A grade oferecia cinco episódios semanais por novela, além de maratonas nos finais de semana. Apesar do esforço renovado com a fusão, o canal não alcançou o desempenho de audiência esperado e foi descontinuado sem alarde.
O movimento reflete os ajustes constantes que plataformas de streaming enfrentam para se manter competitivas, especialmente no segmento FAST (Free Ad-Supported Streaming Television), que aposta em conteúdo gratuito financiado por anúncios.
Globo segue apostando em canais Fast
Mesmo com o encerramento do Viva Fast, o Globoplay segue apostando no formato. Canais como Receitas Fast e GE Fast continuam ativos, e o serviço mantém um amplo acervo de novelas, filmes e séries disponíveis sob demanda para os assinantes.
Em 2023, a emissora divulgou o produto como algo inovador. “A combinação de um rico acervo, experiência em canais e ser a maior plataforma brasileira de streaming deu à Globo um diferencial para investir nesse universo”, explica Raphael Corrêa Netto, diretor de canais de Entretenimento, Infantil, Variedades e News da Globo.
Confira mais notícias sobre mídia e entretenimento no TV Pop, parceiro editorial de O Antagonista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)