Rodolfo Borges na Crusoé: “Um retrato do atleta quando jovem”
Quando você molha a cama, primeiro fica quente, depois fica frio, diz Joyce no início de Um Retrato do Artista Quando Jovem. É a imagem que me vem à cabeça enquanto assisto a uma partida da Copa São Paulo de Futebol Júnior...
Os jogadores do Novorizontino receberam uma dura lição sobre o futebol brasileiro na Copinha deste ano, escreve Rodolfo Borges na Crusoé.
“Quando você molha a cama, primeiro fica quente, depois fica frio, diz Joyce no início de Um Retrato do Artista Quando Jovem. É a imagem que me vem à cabeça enquanto assisto a uma partida da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os times caóticos, lá e cá, longe da disciplina tática profissional, o toque a mais na bola antes de praticamente qualquer decisão capital, a irresponsabilidade do drible desnecessário. É a hora de aprender, mas na frente de todo mundo, diante das câmeras, sem o direito de perder.”
“A zebra deste ano foi o estreante Aster Itaquá, de Itaquaquecetuba (SP). O time do clube criado há menos de um ano — por uma parceria entre a prefeitura da cidade paulista e um grupo de empresários do Espírito Santo — eliminou o atual bicampeão Palmeiras. O Aster ficou entre os oito finalistas de uma competição com 128 times e só foi eliminado pelo Flamengo nos pênaltis. Dois de seus jogadores perderam as cobranças finais. Fica a lição.”
“No livro de Joyce, Stephen Dedalus não sabe o que responder quando os colegas de colégio lhe perguntam se ele beija a mãe antes de dormir. Ele vira alvo de deboche quando responde que sim, na primeira vez em que é perguntado, e também quando responde que não, ao tentar escapar das gargalhadas. ‘Stephen tentou rir com eles. Sentiu todo o seu corpo quente e confuso instantaneamente. Qual era a resposta certa para a pergunta?’, descreve o clássico irlandês.”
“A resposta para esse tipo de dúvida se aprende no caminho, enquanto se cresce, na maior parte das vezes errando por conta própria. Com outras coisas é mais difícil lidar. Em uma certa terça-feira, como descreve Joyce, Dedalus é acusado por um professor do colégio de jesuítas, diante de todos os colegas, de ter cometido heresia em um ensaio. ‘Onde?’, questiona o garoto.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)