Governo lança projeto para segurança de eventos esportivos
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Esportes e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciou, nesta quarta-feira (20), o lançamento do Projeto Estádio Seguro...
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Esportes e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciou, nesta quarta-feira (20), o lançamento do Projeto Estádio Seguro.
A iniciativa tem como objetivo principal a integração da base de dados da segurança pública com os sistemas de controle de acesso nos estádios. Essa integração permitirá que, ao apresentar seu ingresso na catraca, o torcedor tenha seu CPF verificado em busca de qualquer tipo de irregularidade.
Dentre as irregularidades que serão identificadas estão mandados de prisão em aberto e CPFs vinculados a pessoas falecidas. Essa medida visa garantir a segurança dos eventos esportivos e coibir práticas ilegais dentro dos estádios.
O projeto será implementado inicialmente no Maracanã, no Rio de Janeiro, sendo que ainda não há previsão para sua expansão para todo o país. Vale ressaltar que a adesão dos clubes é voluntária.
Segundo o ministro dos Esportes, André Fufuca, essa iniciativa é fundamental para fortalecer a candidatura do Brasil à Copa do Mundo Feminina, prevista para acontecer em 2027. O ministro ressalta que a segurança nos estádios é uma condição indispensável para sediar um evento dessa magnitude.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, enfatizou que a integração dos dados trará mais segurança aos estádios, uma vez que permitirá a identificação imediata de indivíduos com mandados de prisão em aberto. Com essa informação, as forças de segurança poderão agir prontamente, garantindo a tranquilidade dos torcedores.
Além disso, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, destaca que essa medida também contribuirá para combater o cambismo. Durante os testes realizados, foram identificados casos de pessoas tentando entrar nos estádios com CPFs de pessoas falecidas. Portanto, é essencial que os torcedores evitem adquirir ingressos de cambistas, pois, caso o CPF seja inválido na catraca, o acesso ao estádio será negado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)