Os benefícios surpreendentes do artesanato e dos videogames para o bem-estar
Explore os benefícios surpreendentes do artesanato e dos videogames no bem-estar.
Imagine encontrar uma sensação de bem-estar e satisfação em atividades simples como fazer crochê ou pintar. Um estudo recente publicado na revista Frontiers in Public Health sugere que essas atividades manuais podem oferecer tantos benefícios quanto um emprego formal.
Pesquisas anteriores já haviam mostrado que hobbies como o artesanato podem ser terapêuticos para pessoas com problemas de saúde mental. Mas a equipe da Anglia Ruskin University, na Inglaterra, quis investigar se esses benefícios também se aplicam a pessoas sem diagnósticos clínicos. Analisando dados de mais de 7 mil britânicos, eles tiveram algumas descobertas notáveis.
Como o artesanato pode melhorar sua vida?
Entre os participantes do estudo, 37,4% relataram ter se dedicado ao artesanato no ano anterior. Essa prática foi associada a níveis mais altos de felicidade e satisfação com a vida, além de um sentimento de que a vida é significativa. Surpreendentemente, esses sentimentos foram comparáveis aos experimentados por pessoas empregadas.
Helen Keyes, líder da pesquisa, afirmou: “O artesanato e outras atividades criativas têm um impacto significativo na forma como as pessoas percebem o valor de suas vidas. Elas proporcionam uma sensação de realização e são uma rota importante para a autoexpressão, algo que nem sempre se encontra no emprego”.
Por que o artesanato melhora o bem-estar?
Os pesquisadores sugerem que uma das razões para o impacto positivo do artesanato é a capacidade de ver o produto final do seu trabalho. “Focar em uma tarefa e envolver-se criativamente é uma experiência maravilhosa”, explica Keyes. Isso torna o artesanato uma excelente ferramenta para melhorar o bem-estar e a saúde mental.
Entretanto, ainda são necessários mais estudos para entender totalmente essa relação. “Não podemos afirmar com certeza que o artesanato causa diretamente esses aumentos no bem-estar. Precisamos de estudos experimentais que avaliem o bem-estar das pessoas antes e depois de períodos significativos de prática de artesanato”, conclui Keyes.
E os videogames? Podem melhorar o bem-estar também?
Surpreendentemente, os videogames, muitas vezes criticados, também oferecem benefícios. Um estudo publicado na Nature Human Behaviour revelou que jogar videogames pode aumentar o bem-estar. No entanto, a moderação é essencial, já que os benefícios desaparecem após mais de três horas de jogo.
Hiroyuki Egami, da Universidade Nihon no Japão, comentou: “Nossa pesquisa desafia o estereótipo de que os jogos são prejudiciais ou apenas geram euforia temporária. Descobrimos que os jogos podem melhorar a saúde mental e a satisfação com a vida para muitas pessoas”.
Estudo realizado no Japão
O estudo coletou respostas de quase 100 mil entrevistados no Japão, com idades entre 10 e 69 anos, entre dezembro de 2020 e março de 2022. Os resultados indicam que os jogos eletrônicos podem ser benéficos para a saúde mental, desde que jogados moderadamente.
Em suma, tanto o artesanato quanto os videogames oferecem formas de engajamento que levam a uma maior satisfação pessoal e bem-estar. Essas atividades demonstram que hobbies equilibrados podem desempenhar um papel vital na promoção da saúde mental e qualidade de vida.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)