Trapalhada governista com PL das offshores dá mais força a Lira Trapalhada governista com PL das offshores dá mais força a Lira
O Antagonista

Trapalhada governista com PL das offshores dá mais força a Lira

avatar
Rodrigo Oliveira
3 minutos de leitura 18.10.2023 08:15 comentários
Economia

Trapalhada governista com PL das offshores dá mais força a Lira

Investidores locais começam a calcular quanto tempo ainda há para que o governo consiga avançar nas propostas para turbinar a receita da União no ano que vem e, pelo andar da carruagem, a situação pode ser muito pior que o antecipado. Desde a semana passada, deputados governistas tentaram esvaziar a liderança do presidente da Câmara, Arthur Lira...

avatar
Rodrigo Oliveira
3 minutos de leitura 18.10.2023 08:15 comentários 0
Trapalhada governista com PL das offshores dá mais força a Lira
Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Investidores locais começam a calcular quanto tempo ainda há para que o governo consiga avançar nas propostas para turbinar a receita da União no ano que vem e, pelo andar da carruagem, a situação pode ser muito pior que o antecipado. Desde a semana passada, deputados governistas tentaram esvaziar a liderança do presidente da Câmara, Arthur Lira, e garantiram a aprovação do Projeto de Lei que tributa fundos offshore e exclusivos sem a intermediação do deputado, que está em viagem no Oriente. 

A estratégia atrapalhada, porém, não deu frutos, e, ontem, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Ferreira,  informou, em nota à imprensa que a matéria não seria apreciada “para garantir o cumprimento do acordo celebrado em 4/10 com o presidente Arthur Lira“. Agora, o Planalto terá de lidar com um presidente da Câmara mais forte que antes da campanha que tentou diminuí-lo nos últimos dias por meio de uma negociação direta com os deputados. 

Além disso, o calendário também deve pressionar o governo a deixar os anéis para não perder os dedos, em função do tempo exíguo para melhorar a arrecadação. Até o fim do ano, serão apenas sete semanas sem feriados antes do recesso parlamentar, e a pauta praticamente não andou até agora. Com Lira mais forte e o relógio contra a equipe econômica, as concessões devem aumentar, e isso deve impactar a expectativa de receita do Executivo para o próximo ano. 

No cenário externo, o dinamismo econômico americano ainda pressiona os juros futuros nos Estados Unidos, o que tem impacto nas taxas esperadas por aqui também. A resposta de Israel ao ataque terrorista do Hamas também tem trazido instabilidade aos mercados internacionais. Do lado positivo, dados do PIB (Produto Interno Bruto) chinês mostrando crescimento de 4,9% nos últimos 12 meses, contra 4,3% esperados pode ajudar a conter as recentes altas do dólar e do juros por aqui. 

Na agenda econômica local, os números das vendas do varejo podem mostrar uma retração de 0,7% em agosto, na comparação com o mês passado, de acordo com as expectativas. O dado, somado à desaceleração do setor de serviços registrado ontem, pode conter parte da reprecificação dos juros mais curtos, apontando para um espaço maior para cortes da Selic nas próximas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária). 

No cenário corporativo, os investidores reagem também ao relatório de produção da Vale divulgado na noite de ontem. A companhia apresentou queda de 3,9% na produção de minério de ferro ante o mesmo período do ano passado, mas alta de 6,6% no volume vendido (cerca de 70 milhões de toneladas) e melhora nos preços praticados. 

Mundo

Nasa identifica diversas explosões solares

12.05.2024 20:30 3 minutos de leitura
Visualizar

Empresário que hostilizou Zanin em aeroporto pede desculpas

Visualizar

Fortaleza e Botafogo ficam no empate em jogo movimentado

Visualizar

Frente Fria chega ao sudeste: Queda de temperatura e chuvas

Visualizar

Athletico domina, vence o Palmeiras e lidera o Brasileirão

Visualizar

UFRGS: Nível do Guaíba pode bater novo recorde

Visualizar

Tags relacionadas

Arthur Lira Câmara dos Deputados fundos exclusivos juros futuros offshores
< Notícia Anterior

Nunes faz gestos a Bolsonaro, mas resiste a antecipar escolha de vice

18.10.2023 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Exército e TV israelenses apontam, em imagens, culpa da Jihad

18.10.2023 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Rodrigo Oliveira

Jornalista pela UnB (Universidade de Brasília), pós-graduado em Marketing &amp; Mídias Digitais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e especializado em finanças e negócios. É Analista de Valores Mobiliários (CNPI) certificado pela Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) com quatro anos de experiência profissional no mercado financeiro.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Novo Projeto de Lei ajusta faturamento anual de MEIs e empresas

Novo Projeto de Lei ajusta faturamento anual de MEIs e empresas

12.05.2024 12:00 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Calendário restituição IR 2024: saiba quando receber

Calendário restituição IR 2024: saiba quando receber

12.05.2024 11:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Novas regras de aposentadoria do INSS em 2024: entenda as mudanças

Novas regras de aposentadoria do INSS em 2024: entenda as mudanças

12.05.2024 11:00 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Saque do FGTS para calamidade liberado em 12 cidades do RS

Saque do FGTS para calamidade liberado em 12 cidades do RS

12.05.2024 10:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.