Por vendas, Apple Watch fica sem recurso que mede oxigenação
A Apple encontrou uma forma de contornar o banimento das vendas do Apple Watch Series 9 nos Estados Unidos...
A Apple encontrou uma forma de contornar o banimento das vendas do Apple Watch Series 9 nos Estados Unidos. De acordo com a Bloomberg, a empresa esteria enviando às lojas uma nova versão do smartwatch com a funcionalidade de registro da oxigenação do sangue (SpO2) desativada de fábrica. A medida foi tomada para evitar uma disputa de patentes com a empresa de tecnologia médica Masimo.
De acordo com o repórter Mark Gurman, que assina a matéria, a agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA aprovou na sexta-feira, 12, uma versão modificada do sistema dos modelos mais recentes do Apple Watch, que desabilita os sensores de SpO2. Com essa modificação, a Apple evita que as vendas dos relógios sejam banidas no país.
A ITC (Comissão de Comércio Internacional) do governo americano concluiu, em outubro de 2023, que a Apple violou patentes relacionadas aos sensores de SpO2 da Masimo. Os acessórios chegaram a ter as vendas suspensas, mas retornaram às prateleiras após uma liminar permitir que a empresa aguarde o julgamento do recurso da disputa.
Mesmo que a Apple venha a perder essa batalha judicial contra a Masimo, as novas versões do Apple Watch Series 9 sem o registro de oxigenação do sangue já foram aprovadas pela Alfândega e, portanto, a empresa ainda poderá vendê-los.
A decisão de remover a função de registro de oxigenação do sangue é considerada radical, principalmente diante dos relatos de que os engenheiros da Apple estariam trabalhando em uma forma de contornar o banimento sem precisar retirar completamente esse recurso. No entanto, o prazo apertado pode ter levado a empresa a optar pelo caminho mais drástico.
Apesar da notícia, os usuários que já adquiriram o Apple Watch Series 9 podem não ser afetados pela retirada do SpO2. A mudança atingiria apenas as novas unidades do smartwatch e não seria distribuída por meio de atualizações de sistema. Além disso, tudo indica que a disputa de patentes está restrita ao território dos Estados Unidos. Pelo menos, por enquanto, não haveria preocupação sem regiões que não foram afetadas pela suspensão temporária das vendas ocorrida em dezembro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)