Lula desencana de Mantega na Vale; ao menos por enquanto
O presidente Lula desistiu de emplacar o ex-ministro Guido Mantega na presidência da Vale. No entanto, o petista ainda busca uma saída honrosa para o seu aliado no conselho de administração da companhia...
O presidente Lula desistiu de emplacar o ex-ministro Guido Mantega na presidência da Vale. No entanto, o petista ainda busca uma saída honrosa para o seu aliado no conselho de administração da companhia.
A decisão de Lula vem acompanhada de uma carta que será divulgada pelo próprio Mantega, nesta sexta-feira, na qual ele dirá publicamente que abre mão da indicação. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também passou a falar nesta sexta-feira que o presidente Lula “nunca iria se dispor” a interferir politicamente no comando da Vale.
“A Vale precisa melhorar sua gestão, ter uma interlocução mais próxima com o governo. Ela é a segunda maior empresa do país, tem que respeitar os acionistas, mas também respeitar o povo brasileiro e o Ministério de Minas é o responsável pela política de mineração nacional e é a quem está vinculada a ANM (Agência Nacional de Mineração)”, disse o ministro Alexandre Silveira, em entrevista coletiva.
Lula havia marcado ontem uma reunião para tratar da Vale com Silveira, e representantes do Banco do Brasil e da Caixa de Previdência dos Funcionários do BB (Previ). Esse encontro aconteceria na próxima terça-feira, 30. Essa reunião foi cancelada.
Os esforços de Lula na Vale
O Conselho de Administração da Vale se reúne na próxima quarta-feira, 31, para tratar da sucessão no comando da companhia. A Previ tem dois dos 13 assentos no conselho de administração da Vale.
Nesta semana, o governo Lula intensificou seus esforços para indicar Mantega para a presidência da Vale.
Silveira entrou em contato com conselheiros da Vale nesta quarta-feira, 24 de janeiro, pedindo que o comitê de acionistas escolhesse o indicado do ex-presidente na reunião de quarta que vem.
Auxiliares do presidente e sócios privados chegaram a elaborar um plano em que Mantega ocuparia uma cadeira no conselho de administração da Vale, mantendo o atual presidente Eduardo Bartolomeo no cargo por um período mais um ano.
E o presidente Eduardo Bartolomeo?
Apesar de ter desistido de emplacar Mantega, Lula não desistiu da destituição de Bartolomeo. Para o petista, o atual presidente da Vale não tem tido uma visão humana sobre eventuais problemas ambientais causados pela companhia.
Nesta quinta-feira, 25, no X – antigo Twitter – Lula afirmou o seguinte:
“Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada. É necessário o amparo às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção em projetos de mineração, para não termos novas tragédias como Brumadinho e Mariana.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)