Governo anuncia liberação de R$ 20,6 bilhões no Orçamento
Bloqueio total no orçamento, que estava em R$ 31,3 bilhões até maio deste ano, foi reduzido para R$ 10,7 bilhões
O Ministérios da Fazenda e do Planejamento anunciaram nesta terça-feira, 22, a liberação de R$ 20,6 bilhões no orçamento de 2025.
Para avaliar a necessidade de bloqueio ou liberação de recursos, o governo Lula fez uma nova estimativa das receitas e despesas para este ano.
Na projeção, os ministérios consideraram ajustes no aumento da alíquota do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) – recentemente ratificado parcialmente pelo Supremo Tribunal Federal (STF), além de uma série de medidas fiscais e administrativas, muitas delas implementadas por meio de medidas provisórias (MPs).
Entre medidas estão: o aumento da alíquota sobre bets, taxação de “fintechs”, limitação de compensações tributárias, antecipação de receitas de concessões, receita adicional de R$ 17,9 bilhões com explorações de recursos naturais e o Pé-de-Meia dentro do piso da educação.
Com a liberação, o bloqueio total no orçamento, até maio, foi reduzido de R$ 31,3 bilhões para R$ 10, 7 bilhões.
O governo projetou um rombo de R$ 74,9 bilhões em suas contas, levando em consideração o abatimento de precatórios, em R$ 48,6 bilhões, e o intervalo de tolerância do arcabouço fiscal.
Leia mais: Governo anuncia bloqueio de R$ 31,3 bilhões no Orçamento de 2025
Bloqueio
Em maio, o governo Lula havia anunciado o bloqueio de de R$ 31,3 bilhões no orçamento deste ano.
A decisão foi tomada em razão do limite de gastos do arcabouço fiscal e para o cumprimento da meta estabelecida.
No arcabouço, o governo estimou que as despesas previstas em R$ 10,6 bilhões estão acima do limite.
Em 2024, o déficit das contas públicas ficou em R$ 43 bilhões.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)