Extintor de incêndio vencido: o motorista ainda pode ser multado em uma blitz?
Extintor de incêndio vencido no carro de passeio gera punição em blitz?
Andar com o extintor de incêndio vencido gera dúvidas em muita gente na hora da fiscalização, mas a verdade é que os motoristas de automóveis comuns não precisam esquentar a cabeça com esse equipamento nas blitze. O motorista pode rodar tranquilo porque a legislação atual mudou a regra faz tempo para a maioria das pessoas.
O que diz a lei sobre o uso desse item nos carros de passeio?
A dor de cabeça com o equipamento acabou para quem tem carro de passeio comum, utilitários, caminhonetes e camionetas. O conselho nacional de trânsito publicou a Resolução 556/2015 e tornou o uso do extintor totalmente facultativo para esse grupo de veículos.
Isso significa que você escolhe se quer ter o objeto no seu automóvel ou não. Se você decidir tirar o equipamento do suporte embaixo do banco, nenhuma autoridade de trânsito pode punir você por causa dessa decisão.

Quais veículos continuam com a obrigação de ter o equipamento em dia?
A flexibilidade da regra não vale para todo mundo que roda pelas estradas do país. Os motoristas profissionais e os veículos de grande porte carregam uma responsabilidade bem diferente e pesada.
Estes são os automóveis que ainda precisam manter o item carregado e dentro do prazo:
- Caminhões e caminhões-trator de qualquer tamanho
- Ônibus e micro-ônibus de transporte de passageiros
- Veículos destinados ao transporte de produtos perigosos
O que acontece se eu for parado com um extintor de incêndio vencido no carro comum?
Absolutamente nada se o seu veículo fizer parte da lista dos liberados pela lei. Os agentes não vão fiscalizar a validade do seu cilindro se você estiver em um carro de passeio, pois o item nem deveria ser cobrado.
O quadro abaixo mostra as regras para cada tipo de veículo de forma direta:
| Categoria do veículo | Uso do item | Pode ser autuado? |
|---|---|---|
| Carros e caminhonetes | Opcional | Não |
| Ônibus e micro-ônibus | Obrigatório | Sim |
| Caminhões em geral | Obrigatório | Sim |
Qual é o tamanho do prejuízo para quem é obrigado e roda irregular?
Para quem dirige os veículos comerciais ou de grande porte, o descuido pesa bastante no bolso. Andar sem o equipamento ou com ele sem carga é considerado uma falha grave pelas regras nacionais.
O motorista pego nessa situação recebe uma cobrança no valor de R$ 195,23 e perde cinco pontos na habilitação. Além do prejuízo financeiro, o veículo fica retido pelos policiais até que a situação seja resolvida.

Vale a pena manter o item mesmo sem a obrigação da lei?
A decisão de carregar o cilindro varia de acordo com o nível de prevenção de cada condutor. Ter um equipamento funcionando pode salvar o seu patrimônio ou ajudar terceiros em um acidente com fogo na estrada.
Se você preferir manter o objeto no veículo, lembre de comprar o modelo do tipo ABC, que combate chamas em estofados, fiação elétrica e combustíveis ao mesmo tempo. Manter a manutenção do automóvel atualizada diminui drasticamente as chances de panes graves na fiação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)