Epic Games derrota Google em batalha sobre loja de aplicativos
A Epic Games, desenvolvedora do popular jogo Fortnite, obteve venceu o processo contra o Google, no qual alegava que a loja de aplicativos Play opera como um monopólio ilegal. A decisão, de um tribunal da Califórina, pode ter um impacto profundo no modelo de negócios das lojas de aplicativos e espirrar, até mesmo, na Apple...
A Epic Games, desenvolvedora do popular jogo Fortnite, obteve venceu o processo contra o Google, no qual alegava que a loja de aplicativos Play opera como um monopólio ilegal. A decisão, de um tribunal da Califórina, pode ter um impacto profundo no modelo de negócios das lojas de aplicativos e espirrar, até mesmo, na Apple.
A Epic acusou o Google de reprimir concorrentes e cobrar taxas excessivamente altas, chegando a 30%, dos desenvolvedores de aplicativos. Após poucas horas de deliberação, o júri decidiu de forma unânime que o Google tem monopólio sobre a distribuição de aplicativos Android e nos serviços de cobrança dos aplicativos, e, em função de comportamento anticompetitivo da gigante da tecnologia, a Epic Games foi prejudicada.
A decisão representa uma derrota surpreendente para o Google, que, juntamente com a Apple, é responsável por uma das maiores lojas de aplicativos do mundo. Caso essa decisão seja mantida, os desenvolvedores poderão ter mais influência sobre como seus aplicativos são distribuídos e como eles lucram com eles.
O Google anunciou que vai recorrer da decisão. Wilson White, vice-presidente de assuntos governamentais e políticas públicas da empresa, afirmou que a empresa continuará defendendo o modelo de negócios do Android e se manterá comprometida com usuários, parceiros e com o ecossistema do Android como um todo.
Com a medida, a gigante da tecnologia poderá ser obrigada a permitir mais lojas de aplicativos em dispositivos com Android e perder parte da receita proveniente das compras dentro dos aplicativos.
Vale lembrar que a Epic Games também apresentou um caso antitruste semelhante contra a Apple em 2020. No entanto, um juiz americano decidiu em grande parte a favor da Apple em setembro de 2021. A Epic pediu à Suprema Corte dos EUA que retome as principais reivindicações no caso da Apple, enquanto a empresa da maçã está lutando contra parte de uma decisão favorável à Epic que exige mudanças nas regras da App Store.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)