Entidades liberam 15 mil litros de combustível sem imposto
Movimento chamado “Dia da Liberdade de Imposto” será realizado em diversas cidades como São Paulo e Porto Alegre
Institutos ligados à direita realizam, na próxima segunda-feira e na quinta-feira da semana que vem, o Dia da Liberdade de Imposto, uma iniciativa para conscientizar a população sobre a alta carga tributária no Brasil.
O movimento, apartidário e sem fins lucrativos segundo seus organizadores, relembra que o brasileiro trabalha cinco meses do ano, até o final de maio, exclusivamente para custear os impostos.
Além disso, a ação ocorre na esteira da discussão sobre o possível cancelamento do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) por mobilização do Congresso Nacional.
Neste ano, em São Paulo, serão disponibilizados 10 mil litros de gasolina sem imposto, com limite de 30 litros por carro. Em Porto Alegre, a organização oferecerá 5 mil litros em cada um dos dois postos selecionados, com limite de 10 litros com desconto por abastecimento.
Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), cerca de 40% da renda média do contribuinte será destinada ao pagamento de impostos, taxas e contribuições no ano de 2025.
Os altos números colocam o Brasil entre os países com as maiores cargas tributárias do mundo. Por outro lado, os valores gastos não refletem em uma melhoria na qualidade de vida das pessoas. Hoje, o Brasil ocupa a última posição no Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (IRBES), indicador que avalia o uso dos recursos públicos em serviços à população.
O deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) critica a sanha arrecadatória do governo do PT. “Estamos diante de um governo ineficiente e preocupado apenas em garantir um grande cabide de empregos, sugando recursos dos cidadãos para manter uma máquina pública inchada e corrupta”, afirma Salles, fundador e presidente do Movimento Endireita Brasil (MEB) que há 15 anos organiza o evento em São Paulo. Ele defende um sistema tributário mais justo e simplificado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)