Em dia de alta volatilidade, Ibovespa fecha com ganhos
Expectativa com resultados positivos dos bancos ajudou a bolsa brasileira a fechar em alta em semana de balanços de instituições financeiras
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, encerrou a segunda-feira, 5, em alta de 0,32%, aos 127,6 mil pontos. O movimento puxado pelo setor financeiro, com Itaú (+1,89%) e Bradesco (PN +2,02%; ON +1,98%) liderando as principais contribuições, enquanto os investidores aguardam pela divulgação de dois dos principais bancos do país.
O Itaú apresenta os resultados ainda nesta segunda-feira, enquanto o Bradesco divulga o balanço do último trimestre do ano passado na quarta-feira, 7. Antes da abertura do mercado, o BTG Pactual apresentou lucro líquido ajustado de 2,85 bilhões de reais no quarto trimestre, com alta de 61% na comparação anual, o que parece ter ajudado a animar os investidores. O Banco do Brasil também teve desempenho positivo na sessão (+1,07%).
A Petrobras (PN +0,54%; ON -0,13%) também ajudou na sessão, seguindo a valorização do petróleo. Por outro lado, a Vale (-0,83%) foi destaque negativo e recuou em linha com o preço do minério.
O dólar reduziu a alta contra o real somente no fim do dia, que foi de apreciação da divisa americana. Durante a sessão a moeda dos EUA chegou a atingir o patamar de 5,01 reais. A melhora no humor internacional, na segunda metade dos negócios reduziu boa parte dos ganhos do dólar que encerrou o pregão em leve alta de pouco mais que 0,2%, a 4,98 reais.
Os juros futuros respondera à mesma dinâmica, com as taxas médias subindo cerca de 5 pontos no meio da sessão, para um encerramento próximo à estabilidade. Os contratos com vencimentos acima de 12 meses fecharam os negócios com ganhos próximos a 2 pontos base.
Na terça-feira, 6, os investidores respondem à Ata do Copom (Comitê de Política Monetária) referente à reunião da semana passada, em que a autoridade monetária decidiu manter o ritmo de cortes da Selic em 0,5 ponto percentual
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)