Crusoé: Canadá revoga imposto sobre serviços digitais por negociações com Trump
O primeiro-ministro Mark Carney, do Canadá, e o presidente Donald Trump, dos EUA, concordaram em retomar as negociações até 21 de julho
Em uma tentativa de avançar nas negociações comerciais paralisadas com os Estados Unidos, o Canadá revogou no domingo, 29, o imposto sobre serviços digitais direcionado a empresas americanas de tecnologia.
A cobrança de 3% sobre a receita das maiores empresas de tecnologia iria entrar em vigor nesta segunda-feira, 30 de junho.
“O Canadá está envolvido em negociações complexas sobre uma nova parceria econômica e de segurança com os EUA. A revogação do DST [Imposto sobre Serviços Digitais, na sigla em inglês] permitirá que as negociações façam progressos vitais e reforcem nosso trabalho para criar empregos e construir prosperidade para todos os canadenses”, afirmou o ministro canadense das Finanças, François-Philippe Champagne, no X.
Em comunicado, o Departamento de Finanças informou que o primeiro-ministro Mark Carney (foto), do Canadá, e o presidente Donald Trump, dos EUA, concordaram em retomar as negociações até 21 de julho de 2025.
Anunciado em 2020, o imposto canadense sobre serviços digitais foi criado para lidar “com o fato de que muitas grandes empresas de tecnologia que operam no Canadá podem não pagar impostos sobre as receitas geradas por canadenses”, disse a pasta.
“A preferência do Canadá sempre foi por um acordo multilateral relacionado à tributação de serviços digitais. Enquanto o Canadá trabalhava com parceiros internacionais, incluindo os Estados Unidos, em um acordo multilateral que substituiria os impostos nacionais sobre serviços digitais, o DST foi promulgado para resolver a lacuna tributária mencionada anteriormente”, acrescentou ao comunicar o cancelamento.
Big techs e o imposto sobre serviços digitais
As big techs americanas, entre as quais a Meta, Uber, Google, Amazon e Airbnb, seriam diretamente impactadas pela nova tarifa.
Estima-se que o imposto iria impactar as empresas em aproximadamente 2 bilhões de dólares.
O cancelamento das negociações
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na sexta-feira, 27, que o seu governo encerrou “todas as discussões sobre comércio” com o Canadá, em resposta à criação de um novo imposto canadense sobre serviços digitais de empresas americanas.
“Acabamos de ser informados de que o Canadá, um país com o qual é muito difícil COMERCIALIZAR, incluindo…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)