BC sobe taxa de juros para 14,75%
Copom decidiu elevar taxa Selic em 0,5 ponto percentual nesta quarta, 7

O Banco Central (BC) elevou, nesta quarta-feira, 7, a taxa de juros, a Selic, de 14,25% para 14,75% ao ano. Por unanimidade, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu subir a taxa em 0,5 ponto percentual, o que já havia sido projetado pelo colegiado.
”O ambiente externo mostra-se adverso e particularmente incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, principalmente acerca de sua política comercial e de seus efeitos. A política comercial alimenta incertezas sobre a economia global, notadamente acerca da magnitude da desaceleração econômica e sobre o efeito heterogêneo no cenário inflacionário entre os países, com repercussões relevantes sobre a condução da política monetária.
Além disso, o comportamento e a volatilidade de diferentes classes de ativos também têm sido afetados, com fortes reflexos nas condições financeiras globais. Tal cenário segue exigindo cautela por parte de países emergentes em ambiente de maior tensão geopolítica“, diz trecho do comunicado oficial.
Segundo o BC, o cenário de incerteza “aliado ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados”, demanda cautela adicional na “atuação da política monetária e flexibilidade para incorporar os dados que impactem a dinâmica de inflação”.
Desde setembro de 2024, já foram seis aumentos consecutivos da taxa Selic, que passou de 10,5% ao ano para 14,75%.
Última reunião
No mês passado, o Copom elevou a taxa Selic, de 13,25% para 14,25% ao ano, chegando ao mesmo patamar atingido durante a crise econômica do governo Dilma Rousseff (PT) em julho de 2015.
Na reunião de fevereiro, a primeira sob a gestão do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, o Copom já tinha decidido elevar a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, de 12,25% para 13,25% ao ano.
Leia mais: “Só sobrou Galípolo”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)