Aneel: conta de luz não terá cobrança extra em janeiro
Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu rebaixar bandeira tarifária para patamar verde
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel, foto) afirmou nesta terça-feira, 23, que a conta de energia elétrica não terá custo extra em janeiro de 2026, por causa do rebaixamento da bandeira tarifária para o patamar verde.
Em dezembro, a Aneel decidiu classificar a bandeira como amarela, com custo adicional de R$ 1,88 a cada 100kWh. No mês anterior, a bandeira tarifária estava no no vermelha patamar 1 — com cobrança extra de R$ 4,46 a cada 100 kWh.
A agência mencionou que, em novembro e dezembro, houve uma manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas do país.
Com esse cenário, em janeiro, não será necessário despachar as usinas na mesma quantidade do mês anterior, eliminando a necessidade de cobranças extras.
“Nesse período chuvoso estamos com chuvas abaixo da média histórica. Contudo, em novembro e dezembro houve no país, de um modo geral, uma manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas, e em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”, diz o comunicado da Aneel.
“A Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, acrescenta a agência.
Como funciona o sistema de bandeiras
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica mensalmente o custo real da geração de energia elétrica no país.
A bandeira verde aponta as condições favoráveis são favoráveis e não prevê cobranças extras nas contas de luz. Já as bandeiras amarela e vermelha estão atreladas a custos mais elevados, sobretudo pelo maior acionamento de termelétricas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)