Acuado, governo Lula anuncia recuo sobre monitoramento do Pix
Secretário da Receita Federal atribuiu recuo a "pessoas inescrupulosas" que "manipularam" a questão, mas o fato é que os brasileiros não confiam em Lula para monitorar nada
Acuado por forte pressão popular, o governo Lula decidiu recuar e vai revogar a portaria da Receita Federal que ampliava o monitoramento das transações feitas por Pix.
“Vamos revogar o ato da Receita que mudou valores para monitoramento de movimentações financeiras”, disse o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas (foto), após reunião no Palácio do Planalto.
Segundo ele, “Pessoas inescrupulosas distorceram e manipularam o ato normativo da Receita Federal, prejudicando muita gente no Brasil, milhões de pessoas, causando pânico principalmente na população mais humilde”.
Leia também: Receita monitora até Pix do povo, mas Moraes já blindou esposas de ministros
Desconfiança
“Pela continuidade do dano, vamos revogar esse ato. Um outro ato será anunciado e tramitará no Congresso”, afirmou Barreirinhas.
Na verdade, a medida gerou desconfiança de que o governo Lula, que não consegue cortar gastos, estava de olho no dinheiro de quem faz transações de mais de 5 mil reais por mês.
A desconfiança levou a quantidade de transações do Pix a cair mais do que o normal em janeiro, segundo dados do Banco Central.
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, uma medida provisória será encaminhada para tratar do assunto.
Golpes?
“Uma medida provisória que reforça os princípios tanto da não oneração, da gratuidade do uso do Pix, quanto de todas as cláusulas de sigilo bancário em torno do Pix, que foram dois objetos de exploração por parte dessas pessoas que estão, na nossa opinião, cometendo um crime”, disse Haddad.
“Tem pessoas que chegaram a receber boleto em casa, para pagar, com o logo da Receita Federal, que vão para uma conta que ninguém sabe o que é e prejudicando a economia popular”, seguiu o ministro.
Essa foi a saída do governo Lula para não admitir o que está claro: uma medida para evitar a sonegação foi interpretada pela população como uma tentativa de aumentar a arrecadação de um governo gastador.
Leia mais: Vídeo de Nikolas sobre Pix é devastador para Lula
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Guilherme Dalla Vecchia Dallé
15.01.2025 17:05Aberta a temporada de prints em tuites dos petistas.
JEAN PAULO NIERO MAZON
15.01.2025 16:51Arregou...
Diva Rodrigues
15.01.2025 16:50Vamos ver o que vem por aí. Não vão sossegar enquanto não tirarem mais do nosso suado salário.
Sandra
15.01.2025 16:49Tão mentira quanto o imposto das blusinhas, que até já teve outro aumento recente
LuÃs Silviano Marka
15.01.2025 16:48Tomara que esse fiasco tenha sido o "20 centavos" de 2013.
jni
15.01.2025 16:40Agora é ir pra cima da volta do imposto sindical.