Wagner Moura diz ter medo de encontrar os agentes do ICE
Em entrevista ao jornal El País, ator que concorre ao Oscar compara clima político americano ao avanço da extrema-direita no Brasil
Wagner Moura, indicado ao Oscar de melhor ator pelo filme O Agente Secreto, declarou ao jornal espanhol El País não saber como reagiria caso fosse abordado por agentes do Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos Estados Unidos, o ICE.
“Estamos atravessando um momento muito feio. Até eu tenho medo de me deparar com o ICE. Digo isso porque reajo de maneira explosiva quando vejo uma situação de injustiça ou de autoritarismo diante dos meus olhos. E agora não sei se conseguiria fazer isso, porque esses caras podem te matar, como vimos”, disse o brasileiro, referindo-se à morte de duas pessoas que protestaram contra ações do órgão.
Lá como cá
Wagner traçou um paralelo entre o comportamento da direita radical nos Estados Unidos e o que, segundo ele, ocorreu no Brasil nos últimos anos. Para o ator, a estratégia de desgastar artistas, jornalistas e universidades perante a opinião pública se repete nos dois países, com características semelhantes.
“É curioso como se repetem os mesmos padrões que ocorreram no Brasil. Por exemplo, demonizar os atores, os artistas, os jornalistas e as universidades. A extrema direita no Brasil foi muito eficaz em transformar, diante das pessoas, os artistas brasileiros em inimigos do povo”, afirmou.
Redes sociais e ilusões perdidas
Ele também falou sobre o papel das plataformas digitais na reorganização política da direita ao redor do mundo. Para Wagner Moura, os progressistas subestimaram os riscos dessas ferramentas quando elas ainda eram vistas como espaços de mobilização democrática.
“Há cerca de dez anos, no Brasil, fomos muito ingênuos. Pensávamos que o Facebook podia ser uma ferramenta de conexão, de mobilização das pessoas e de democratização da informação. Hoje é evidente a união entre os oligarcas da tecnologia e a extrema direita”, declarou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)