Pepsi retira patrocínio após festival confirmar Kanye West
Rapper acumula declarações antissemitas, racistas e de exaltação ao nazismo
A Pepsi anunciou que vai retirar o patrocínio do Wireless Festival, em Londres, após a confirmação de Kanye West (foto) como atração principal do evento, marcado para julho.
A decisão ocorre em meio às inúmeras polêmicas envolvendo o rapper, principalmente envolvendo declarações antissemitas.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, afirmou que a escolha de West para o festival é “profundamente preocupante” e disse que o rapper foi contratado “apesar de seus comentários antissemitas anteriores e da celebração do nazismo”.
“O antissemitismo, em qualquer forma, é abominável e deve ser enfrentado com firmeza onde quer que apareça”, disse.
“Todos têm a responsabilidade de garantir que o Reino Unido seja um lugar onde os judeus se sintam seguros.”
Apesar da saída da Pepsi, o festival, pelo menos até a tarde deste domingo, mantém o show.
Polêmicas
West, que atualmente usa o nome Ye, já se envolveu em várias polêmicas, incluindo declarações de apoio ao nazismo, além do lançamento de uma música intitulada “Heil Hitler”.
Em 2022, sua conta no X foi suspensa após publicações ofensivas, como a ameaça de entrar em “death con 3 On Jewish people” e acusar a “mídia judaica” e os “sionistas judeus” de tentar cancelar seus shows.
No final de janeiro, o artista publicou um pedido de desculpas no The Wall Street Journal, no qual escreveu: “Eu não sou nazista nem antissemita”. Ele também afirmou que, durante episódios de transtorno bipolar, “você não acha que está doente” e disse ter “perdido o contato com a realidade”, acrescentando: “Lamento e estou profundamente envergonhado por minhas ações nesse estado”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)