Crusoé: A 48h do Lollapalooza, ministério lembra da água
Medida que o governo apresentou após fã morrer em show da cantora Taylor Swift venceu no último domingo
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, renovou nesta quarta-feira, 20, a portaria que garante a entrada de garrafas de água em shows, assim como a distribuição gratuita em shows e espetáculos musicais.
A medida original, publicada em 18 de novembro, foi renovada a dois dias do início do festival Lollapalooza, que começa em São Paulo na sexta-feira, 22, e deve levar 100 mil pessoas por dia ao autódromo de Interlagos até o domingo, 24. A cidade vem passando por uma onda de calor, acima dos 30 graus.
O texto que agora volta a valer ordena que os organizadores dos shows autorizem a entrada de garrafas com água para consumo pessoal, além de distribuir água gratuitamente e garantir locais de resgate rápido a quem passe mal durante os espetáculos.
A portaria havia sido editada em um sábado, um dia após de confirmada a morte de Ana Clara Benevides no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro.
A jovem, de 23 anos, estava no show da cantora Taylor Swift e sofreu um colapso por exaustão térmica, quando as temperaturas passavam dos 40 graus na cidade. Não havia distribuição de água pela organização do evento. O show no dia seguinte acabou adiado, uma vez que as altas temperaturas traziam novos riscos aos mais de 40 mil fãs da cantora no local.
O texto da Senacon, no entanto, previa a vigência das normas por 120 dias — que cobriria ao menos a temporada de verão no Brasil. Desta forma, o texto já estava vencido desde domingo, 17, e precisou ser renovado às pressas antes do festival paulista, que deve levar bandas como Blink-182, Kings of Leon e Sam Smith aos palcos.
Apesar da precaução legal, há a expectativa de um refresco: a onda de calor deve arrefecer na cidade, e o festival pode ocorrer embaixo de chuva.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)