Alexandre Soares Silva, na Crusoé: “A maior escritora do Brasil”
"Com a notícia da entrada de Fernanda Montenegro para a Academia Brasileira de Letras, começou a corrida das editoras brasileiras e portuguesas para publicar as obras completas da lendária escritora carioca", diz Alexandre Soares Silva (foto) em sua coluna na Crusoé...
“Com a notícia da entrada de Fernanda Montenegro para a Academia Brasileira de Letras, começou a corrida das editoras brasileiras e portuguesas para publicar as obras completas da lendária escritora carioca”, diz Alexandre Soares Silva (foto) em sua coluna na Crusoé.
“São mais de vinte romances, cinco coletâneas de contos e dois livros de poemas […]. É um pouco difícil classificar a literatura de Fernanda Montenegro. São talvez romances realistas, que descrevem a violência urbana à la Rubem Fonseca? Nada disso. São então romances intimistas, que mostram as infinitas matizes da psicologia dos personagens? De modo algum. São objetos verbais, focados acima de tudo em estilo e em brincadeiras linguísticas? Também não.”
“O que é a literatura montenegrina, então? Talvez a obra literária de Fernanda Montenegro possa ser descrita mais por aquilo que ela não é do que por aquilo que é — até porque eu inventei que ela tem uma obra, e na verdade ela nunca escreveu duas linhas além de dois livros de memória escritos em parceria com outras pessoas.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)