Zelensky foi humilhado por Trump, diz Lula
Petista classificou o bate-boca na Casa Branca como uma “cena grotesca e desrespeitosa”
O presidente Lula se manifestou sobre o bate-boca entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky na Casa Branca. Em declaração neste sábado, 1º, o petista classificou a discussão como uma “cena grotesca e desrespeitosa”.
“Não sou diplomata, mas desde que a diplomacia foi criada, nunca se viu uma cena tão grotesca quanto aquela no Salão Oval da Casa Branca”, disse o presidente brasileiro, que está no Uruguai.
“Acho que o Zelensky foi humilhado, acho que, na cabeça do Trump, ele merecia isso”, acrescentou.
Lula disse ainda que a União Europeia “foi prejudicada pelo discurso de Zelensky” e que ficará encarregada de “salvar a Otan”.
“E eu disse ao presidente da Alemanha (Frank-Walter Steinmeier) que é bem possível que a Europa fique responsável pela reconstrução da Ucrânia. É bem possível que fique responsável pela manutenção da Otan e seja responsabilizada pelo desastre que está acontecendo.”
O presidente voltou a afirmar sua posição de que a guerra só será resolvida com diálogo entre Rússia e Ucrânia.
“Acho que não tem paz se não houver participação dos dois presidentes”, disse.
Lula, como já mostramos, propôs um referendo para definir os rumos da guerra iniciada pelo ditador russo Vladimir Putin.
A “solução” apresentada pelo petista foi imposta por Putin em 2022, quando a Rússia fez referendos de anexação para as regiões de Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson. A medida foi considerada uma farsa por lideranças ocidentais.
Leia também: Trump trai o Ocidente. EUA não representam mais o mundo livre
Zelensky tira a máscara de Lula
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já escancarou a desfaçatez de Lula.
Em declaração ao Metrópoles, Zelensky denunciou a astúcia do governo brasileiro ao se mancomunar com a Rússia e a China para uma “proposta de paz”:
“É apenas uma declaração política. Eu disse a Lula e ao lado chinês: ´vamos sentar juntos, vamos conversar´. […] Por que você de repente decidiu que deveria ficar do lado da Rússia? ´Ah, nós vamos fazer nossa proposta (de paz)´. Não nos perguntaram nada. E a Rússia aparece e diz que apoia a proposta do Brasil e China. Nós não somos tolos. Para que serve esse teatro?
Ou seja, falaram com a Rússia sobre uma iniciativa, apresentaram essa iniciativa e disseram: ´essa é nossa proposta´. Bem, definitivamente não se trata de justiça, não se trata de valores. É uma falta de respeito com a Ucrânia. Não somos tolos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Joao Paulo Da Mata PatrÃcio
01.03.2025 23:04Em boca fechada não entra mosquito. Porque não te calas …?
Marian
01.03.2025 22:55Considero um comentário inoportuno; não estamos em condição de criticar nada.
Clayton De Souza pontes
01.03.2025 18:11O Lula está certo sobre a pisada na bola do Trump, mas não enxerga seus erros nem admite o apoio velado ao carniceiro Putin