Zambelli não corre risco de violação de direitos humanos em extradição, diz MP da Itália
Órgão italiano rejeitou alegações de perseguição política e risco à integridade da deputada federal
Em parecer enviado à Justiça italiana, o Ministério Público da Itália afirmou que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) não corre risco de sofrer violação de direitos humanos caso seja extraditada para o Brasil, segundo O Globo.
Como mostramos, o MP italiano emitiu parecer favorável à extradição de Zambelli na quarta, 22.
O órgão também rejeitou os argumentos da defesa da parlamentar, que alegava perseguição política e cerceamento de defesa no processo que resultou na sua condenação no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o MP italiano, Zambelli, de forma livre, consciente e voluntária, teria ordenado a invasão dos sistemas institucionais do CNJ, por meio do planejamento, contratação e gestão operacional do hacker Walter Delgatti Neto, que possuía as habilidades técnicas e os meios necessários para executar o plano, com a intenção de alterar informações.
Em 8 de outubro a Corte de Cassação da Itália negou um recurso da defesa para que Zambelli cumprisse prisão domiciliar. Na prática, a decisão impede que ela saia da prisão até a conclusão do processo de extradição.
O tribunal manteve o entendimento da Corte de Apelação de Roma, que em agosto determinou que a parlamentar permanecesse no regime fechado, ao apontar fortes indícios de risco de nova fuga.
Zambelli está há mais de dois meses presa no complexo penitenciário de Rebibbia, nos arredores de Roma.
“Nem lembrava desse nome”
Em 13 de outubro, o presidente Lula disse que “nem se lembrava” do nome de Zambelli, ao ser questionado, em coletiva de imprensa em Roma, se tratou do processo de extradição dela na capital italiana.
“Eu nem lembrava desse nome. Se você não pergunta, eu nem sabia que ela estava aqui ou não. Para mim, é uma pessoa que não merece respeito de quem ama a democracia. Ela vai pagar pelo que fez. Ou aqui, ou no Brasil. Portanto, é uma questão da Justiça, não é uma questão minha”, afirmou Lula.
O petista embarcou no sábado, 11, para Roma. A viagem incluiu um encontro com o papa Leão XIV e a participação na abertura do Fórum Mundial da Alimentação, evento promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Joaquim Arino Durán
24.10.2025 21:51Golpistas e comparsas na cadeia.