Vorcaro contrata ex-advogado de Dirceu e abre caminho para delação
Novo advogado atuou em colaborações premiadas do ex-ministro de Lula no Mensalão e de Léo Pinheiro na Lava Jato
O banqueiro Daniel Vorcaro passará a ser representado juridicamente pelo advogado José Luis Oliveira Lima.
O advogado Pierpaolo Bottini deixou o caso alegando motivos pessoais, segundo a Folha de S.Paulo e confirmado por O Antagonista.
Bottini já havia dito a pessoas próximas que não participaria da negociação de uma eventual delação premiada no caso envolvendo seu então cliente Vorcaro.
Delação premiada
Oliveira Lima, por sua vez, tem experiência em acordos de colaboração premiada em casos de grande repercussão no país.
Além de defender o ex-ministro José Dirceu no escândalo do Mensalão, em 2012, o advogado participou do acordo de colaboração do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato.
O advogado também atuou na defesa do general Walter Braga Netto, ex-ministro do governo Jair Bolsonaro, no processo relacionado à chamada trama golpista.
Antes disso, Oliveira Lima já prestava serviços jurídicos ao Banco Master, de Vorcaro, antes de o Banco Central (BC) decretar a liquidação da instituição financeira, em novembro.
Maioria formada
O ministro André Mendonça, relator do caso Master no STF, votou pela manutenção da prisão preventiva de Vorcaro.
Luiz Fux acompanhou integralmente o voto do relator.
Em seguida, Kassio Nunes Marques também se manifestou pela manutenção da prisão.
A Segunda Turma é composta pelos ministros André Mendonça, Luiz Fux, Kassio Nunes Marques, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.
O último, no entanto, se declarou suspeito e não participa do julgamento.
Com isso, o colegiado analisa o caso com quatro ministros.
Leia também: STF tem maioria para manter Daniel Vorcaro preso
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marian
13.03.2026 20:26Boa notícia, mas sua segurança deve ser reforçada. Abre logo o bico!
Claudemir Silvestre
13.03.2026 20:18No Brasil … nem os bandidos confessando seus crimes são punidos !! Vejam só Sergio Cabral, Palloci, Leo Pinheiro entre tantos outros. Pelo menos agora o brasileiro sabe porque. Nossa justiça está completamente FALIDA e CORROMPIDA !!