“Virei amigo do Trump”, diz Lula
Segundo o petista, “dois homens de 80 anos não têm por que brigar”
O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira, 18, que “virou amigo” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em conversa com jornalistas, o petista disse que “dois homens com 80 anos de idade não têm por que brigar” e que tudo será resolvido na base do diálogo.
“Todos vocês pensaram que eu ia entrar em guerra com o Trump. O Trump virou meu amigo. Com um pouco de conversa, dois homens de 80 anos de idade não têm porque brigar. Então, nós estamos conversando direitinho, vocês podem ficar certo de que tudo vai se acertar. Sem nenhum tiro, sem nenhuma arma, sem nenhuma bomba, sem nenhum navio bloqueando a costa brasileira. Eu disse pro presidente Trump: ‘O poder da palavra é mais forte do que qualquer arma que vocês possam ter’. É só saber utilizá-lo e a gente vai conseguir resolver grande parte dos problemas que a gente tem na política se a gente tiver a capacidade de dialogar, sobretudo a capacidade de ouvir e de entender as pessoas como elas são e não como a gente gostaria que elas fossem“, afirmou.
Fim da Magnitsky
Após retomar o diálogo com os Estados Unidos, Lula conseguiu que Donald Trump recuasse no tarifaço aplicado aos produtos brasileiros.
Além disso, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, foram retirados na sexta, 12 da lista de sanções do governo dos Estados Unidos.
Uma nota falando sobre a remoção foi divulgada pelo Departamento do Tesouro sem explicar os motivos.
Além de Moraes e Viviane, também foi retirado da lista do Lex Instituto de Estudos Jurídicos.
O recuo de Trump
Trump anunciou, em 20 de novembro, a retirada das tarifas de extras de 40% sobre alguns produtos brasileiros.
A lista inclui carne bovina, café, açaí, cacau, frutas, vegetais, nozes e diversos outros produtos.
Ao todo, são 249 itens acrescentados à lista de exceções do tarifaço aplicado ao Brasil.
Leia também: O que está por trás do alívio tarifário de Trump para o Brasil
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Márcio Roberto Jorcovix
18.12.2025 17:23Como era esperado a família Bozo levantou a bola para o Lula, sem ninguém do outro lado da rede para defender. O que o Lula fez? Cortou e pronto, praticamente garantiu a reeleição. Mais uma vez esta família vai eleger o Lula. Não me conforme de uns 20% da população fazer o que fazem por esta família . Como pode ???
Márcio Roberto Jorcovix
18.12.2025 17:23Como era esperado a família Bozo levantou a bola para o Lula, sem ninguém do outro lado da rede para defender. O que o Lula fez? Cortou e pronto, praticamente garantiu a reeleição. Mais uma vez esta família vai eleger o Lula. Não me conforme de uns 20% da população fazer o que fazem por esta família . Como pode ???