USP afirma não ter sido avisada sobre ação policial
Operação para retirada de estudantes que invadiram a reitoria ocorreu na madrugada deste domingo
A Universidade de São Paulo (USP) afirmou neste domingo, 10, não ter sido informada previamente sobre a desocupação da reitoria da instituição e atribuiu a decisão à Secretaria da Segurança Pública (SSP) do governo Tarcísio de Freitas.
A ação ocorreu por volta das 4h15 e durou cerca de 15 minutos, segundo relatos.
Em nota, a universidade disse lamentar o episódio e disse que “nada substitui o diálogo, a pluralidade de ideais e a convivência democrática como forma de avanço de pautas e solução de controvérsias”.
Segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE), houve uso de gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral e cassetetes durante a operação. Ainda de acordo com os estudantes, quatro pessoas foram detidas e levadas ao 7º Distrito Policial, na Lapa, mas já foram liberadas.
Após a retirada, a reitoria voltou a abrir possibilidade de diálogo com os estudantes, o que havia sido rejeitado dias antes. O DCE, porém, argumenta que a condução da universidade levou ao confronto.
A Secretaria da Segurança Pública informou que cerca de 50 policiais participaram da ação e disse que não houve registro de feridos. A pasta afirmou ainda que eventuais denúncias de excesso serão apuradas.
A SSP afirmou ainda que cerca de 150 pessoas ocupavam o saguão e que a operação foi concluída sem feridos.
Segundo a secretaria, uma vistoria identificou danos ao patrimônio, como portões e portas quebradas, além de apreensão de objetos como facas e outros itens considerados perigosos. A área segue sob vigilância policial.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)