Um em cada cinco candidatos em 2022 diz já possuir mandato
Homens e mulheres que declaram já ocupar cargo político representam uma em cada cinco opções nas urnas em 2022. Dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tabelados por O Antagonista mostram que 5.067 candidatos, de um total de 25.154...
Homens e mulheres que declaram já ocupar cargo político representam uma em cada cinco opções nas urnas em 2022. Dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tabelados por O Antagonista mostram que 5.067 candidatos, de um total de 25.154 candidaturas, dizem ser prefeito, vereadores, senadores, governadores, deputados ou, no caso específico de Jair Bolsonaro, Presidente da República.
A maior parte é composta de vereadores (1.052 candidatos) e deputados, sem distinção se federais ou estaduais (1.059 nomes).
A lista ainda conta com 14 que declararam como ocupação governador, 29 como senadores, e outros 22 que se colocaram de maneira genérica como “senador, deputado ou vereador”. Apenas um se declarou prefeito e um como chefe do Executivo federal.
Os dados podem ser ainda maiores por dois motivos: primeiro, porque os políticos podem declarar suas profissões originais ao TSE, se passando por empresários e advogados, por exemplo; além disso, os partidos tem até às 23h59 desta segunda-feira (15) para apresentar novos nomes, o que pode ampliar a lista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)